Secretaria de Assistência Social de Alagoinhas promove evento sobre convivência e fortalecimento de vínculos


Nas últimas terça(13) e quarta(14), a equipe da  Secretaria de Assistência Social (SEMAS) de Alagoinhas realizou a 1ª Jornada de Integração e Planejamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

O evento teve objetivo de fortalecer os vínculos entre os próprios Orientadores Sociais que atuam nos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), compartilhar das experiências exitosas de cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e propiciar a integração e planejamento das ações em rede. 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) faz parte do conjunto de serviços da Proteção Social Básica do município, e com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais,  atua justamente em locais onde há maior incidência de situações de vulnerabilidades sociais.


“Para o enfrentamento das situações de vulnerabilidades, temos grupos de idosos, de adolescentes,  e de crianças com os quais são desenvolvidas atividades artísticos-culturais, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários”, explicou o sociólogo e  coordenação da Proteçao Social Básica,  Washington Carvalho.

Seguindo com as  agenda de atividades, a quarta-feira foi dedicada a oficinas de planejamento, e roda de conversa sobre ferramentas para trabalho com grupos, mediada pelo psicólogo e psicodramatista, Samuel Costa.

Mariana Pimentel , orientadora social no CRAS do Riacho da Guia há 4 anos, aprovou a iniciativa. “ Esse encontro é essencial para que possamos compartilhar experiências e com a capacitação, poderemos unificar nossa forma de trabalho, e aprendermos a melhor forma de acolher”, comentou a orientadora.



A Secretária da SEMAS, Ludmilla Fiscina e o subsecretário da pasta, Ruidnaldo Costa, prestigiaram o primeiro dia da Jornada, e destacaram a importância do trabalho de acolhimento desenvolvido pelos CRAS e pelo Programa Criança Feliz.

Postar um comentário

0 Comentários