Estudantes retornam às aulas na rede municipal de Alagoinhas de forma semipresencial

                               

Nesta segunda(9), os estudantes da rede municipal de educação de Alagoinhas retornaram às salas de aula. De maneira hibrida não obrigatória, as idas às escolas acontecerão de forma escalonada para evitar a aglomeração de alunos, dividindo as turmas em duas partes que irão em dias diferentes para as unidades de ensino. Desde de 18 de março de 2020, as aulas acontecem forma remota.

Essa primeira etapa da retomada nas escolas públicas municipais permite que as aulas voltem para os alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) e os matriculados no Ensino Para Jovens e Adultos (EJA). A rede municipal possui cinco escolas que ofertam estas séries, mas como três delas ainda estão passando por reformas, somente os alunos das escolas Miguel Santos Fontes e Murilo Cavalcanti foram recebidos nesta segunda.


Para a volta das atividades presenciais na rede, a SEDUC investiu em capacitação dos servidores, adequações estruturais, a exemplo de pias externas e instalação de novas janelas que permitissem maior ventilação, EPIs, totens de álcool em gel, demarcação de lugares para garantir o distanciamento social, e, também, com preparo adequado às refeições dos alunos, com manipulação dos alimentos seguindo os procedimentos sanitários. O uso da máscara é obrigatório. Na entrada das escolas, é aferida a temperatura de todos, uso de álcool gel, lavagem das mãos e demais cuidados com a higiene pessoal e do ambiente também são orientados e monitorados.

“Esse foi o primeiro passo e hoje, a palavra que mais define é emoção, porque quando chegamos aqui, pudemos sentir a alegria dos professores e alunos de estarem de volta às salas de aulas, e fiz questão de parabenizar um a um. A orientação do prefeito Joaquim Neto foi o retorno de forma gradual, com bastante cautela, e para chegar a esta estratégia, houve muito empenho das equipes da SEDUC, muito planejamento, conversa com os gestores, e o diálogo entre escola, famílias e estudantes foi um fator essencial” , pontuou o secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, que esteve presente nas duas escolas, para acompanhar o retorno das atividades.


Autorizada por meio de decreto publicado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a retomada das atividades presenciais vale para todas as instituições de ensino municipais públicas e privadas, entre elas, cursos técnicos e faculdades, e com isso, alunos, professores e demais funcionários terão de cumprir as regras de biossegurança determinadas pela Vigilância Sanitária, durante todo o período que estiverem nas unidades.


Postar um comentário

0 Comentários