Prefeito de Acajutiba, Alex Freitas, aponta ações de melhorias para a cidade

Prefeito Alex Freitas com kits merenda, distribuídos
para os alunos do ensino municipal 

Seguindo para o segundo semestre de trabalhos em Acajutiba (BA), o prefeito Alex Freitas busca intensificar ainda mais suas ações no município. Focado em investimentos na saúde, infraestrutura e educação, o gestor tem sido bem aceito pela população e planeja melhorias na qualidade de vida dos munícipes. “É uma continuidade de um trabalho que já havia sido feito”, aponta ele.

Sendo este o seu segundo mandato como prefeito de Acajutiba, Alex Freitas procura manter o diálogo direto com a população. É comum reuniões matinais com munícipes, buscando saber das problemáticas e quais são as reivindicações dos moradores. “A gente está aqui desempenhando o nosso trabalho, acredito que cumprindo com as nossas obrigações, fazendo gestão e fazendo política também”, complementa.

 É comum o prefeito iniciar as atividades em seu gabinete às 7h da manhã, recebendo munícipes e conversando com parceiros


“A gente precisa conseguir honrar com a nossa população, atender os anseios e desenvolver ações importantes principalmente na área da saúde, que é uma área hoje que a população precisa e não tem como esperar”. Pela pasta da saúde, foi entregue o novo Hospital de Acajutiba, reformas das unidades existentes, entrega de dois PSFs e o pleito de recurso para mais três equipamentos. Além disso, a rede de transporte mantém o tratamento de pacientes em outras cidades.

EDUCAÇÃO

Mesmo com as aulas acontecendo de forma remota, o investimento na educação não parou. Desde o início do ano, os 3 mil estudantes da rede municipal estão sendo acompanhados, sendo distribuídos materiais didáticos e merenda. Nesse sentido, de acordo com o prefeito, foi estimado 1 milhão de reais para investimentos na merenda escolar. "Isso é uma das formas que a gente vê de manter a aproximação do aluno, das famílias, junto com a gestão e de estar ajudando a diminuir a desigualdade'.

Sobre a possibilidade de retorno às aulas presenciais, o prefeito sinaliza que só acontecerá após a garantia de proteção de todos, o que possivelmente só acontecerá em 2022. ‘É um tempo maior para que as pessoas já estejam vacinadas e a gente consiga voltar às aulas presenciais com mais tranquilidade”. Enquanto isso, o final do ano letivo de 2021 está previsto para dezembro, ainda à distância.


INFRAESTRUTURA

Já na área de obras e infraestrutura de Acajutiba, muitas ações foram desenvolvidas nos últimos sete meses. Neste ano, além de outras ações, houve a entrega de casa de farinha, com a previsão de construção de uma outra casa. “Estou lançando uma construção de uma escola no valor de dois milhões com recursos próprios”, aponta. “Nós temos na ordem de 1 milhão e meio para ser liberado para obras de asfalto, e aproximadamente 3 milhões de reais em calçamentos. A maioria vindo de emenda e uma pequena parcela de recursos próprios também”.

De acordo com o prefeito, as obras que acontecem no município também são uma forma de gerar emprego para a população. Com os trabalhos de construção de quadras e pequenas reformas, diversos munícipes foram empregados. “O objetivo é gerar 100 empregos diretos durante os oito meses, para que possa fortalecer a nossa economia e o desenvolvimento de nossa infraestrutura, em todas as áreas, em todos os segmentos”, explica o gestor.

Além disso, o prefeito também possui intenção de ofertar maiores condições para o esporte na cidade. “Já estou estudando junto com Sérgio, o diretor de esporte de nosso município, a retomada, a partir de janeiro de 2022, de pequenos torneios, apoio aos clubes, retomada da escolinha de futebol (...) investir também na distribuição de material esportivo para todos os times do município”.

Nesse sentido, segundo o prefeito, esportes como judô, caratê e skate serão incentivados. “Vamos ter na história de Acajutiba, aproximadamente, 20 quadras poliesportivas entregues nas comunidades", adianta o gestor.

AGRICULTURA

Segundo o prefeito, o investimento na agricultura familiar é uma das prioridades da gestão. “A gente fez um programa de incentivo muito forte, foi investido aproximadamente 380 mil reais com recursos próprios na distribuição de calcário, fertilizantes e óleo de trator”, afirma. Além da melhoria das estradas vicinais, o prefeito também aponta a aquisição de maquinário e distribuição de mudas como ações futuras para solidificar ainda mais a agricultura familiar no município. 

“Nós estamos adquirindo produtos dos pequenos agricultores para a merenda escolar(...) Todos os meses estou comprando 30/40 mil reais dos agricultores e distribuindo as famílias carentes através da secretaria e assistência social”, diz ele. O município também faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal, que, segundo o prefeito, já conseguiu 300 mil reais. 

CONSÓRCIO ENTRE MUNICÍPIOS DO LITORAL NORTE E AGRESTE BAIANO

Junto a outros 16 municípios, Acajutiba integra o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano. Entre as reivindicações do grupo, estão a melhoria das estradas estaduais. Com esse objetivo, na última segunda(23), alguns prefeitos estiveram na Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia em busca de melhorias para a região. “A gente tem solicitado pedidos junto ao secretário Marcus Cavalcanti, que possa estar nos ajudando o mais rápido possível porque isso é muito desanimador e gerador de prejuízo  para nossa pequena região”, diz o prefeito Alex Freitas.

Para ele, o trabalho em conjunto com outros municípios e com o Governo do Estado pode ser promissor. “É um momento oportuno para que o governador possa estender a mão e abraçar essa causa aqui, para fortalecer  a infraestrutura de nossa região, de nossas estradas e de nossos municípios também”.

Postar um comentário

0 Comentários