Trump diz que Brasil enfrenta ‘surto sério’ de Covid-19 e cogita suspender voos entre os dois países

Em reunião com o governador da Flórida, o presidente dos EUA disse que o Brasil seguiu um caminho diferente dos outros países da América do Sul.




O presidente americano, Donald Trump, disse, na última terça-feira (28), que o Brasil enfrenta um surto sério do novo coronavírus, e admitiu a possibilidade de suspender os voos entre os dois países.

O presidente Trump colocou o Brasil na mira quando recebeu o governador da Flórida na Casa Branca. Um jornalista questionou Ron DeSantis sobre os voos da América do Sul que ainda chegam ao estado. O governador citou o Brasil ao dizer que está preocupado com o aumento de casos de Covid-19 na América Latina, já que muita gente da região desembarca em Miami.

Trump perguntou se ele cogitava interromper voos do Brasil. O governador disse que não necessariamente, e sugeriu que as companhias aéreas testem os passageiros antes de eles embarcarem.

Trump continuou: “Se precisar interromper voos, me avise”. E, logo depois, voltou a falar do Brasil.

“O Brasil está passando por um surto sério e foi por um caminho diferente dos outros países da América do Sul. Se você olhar os gráficos, verá o que está acontecendo, infelizmente. Nós estamos acompanhando isso com atenção”, afirmou.

O presidente disse que tomou uma decisão de peso quando suspendeu a chegada de voos da China e da Europa, e reconheceu que fazer isso em relação à América do Sul teria um impacto econômico na Flórida.

Atualmente, os voos entre o Brasil e os Estados Unidos já estão reduzidos por decisão das empresas aéreas. Há apenas quatro rotas ligando os dois países.

Em uma cerimônia, mais tarde, Trump disse está pensando em pedir a companhias aéreas para testarem os passageiros em voos internacionais de áreas muito infectadas. Ele disse que o Brasil está chegando nessa categoria, mas espera que o país fique bem. “O presidente é meu amigo”, afirmou.

Nos Estados Unidos, Trump é questionado diariamente sobre por que demorou para agir no combate à doença e por que ainda não há testes suficientes. Nesta terça, o país ultrapassou um milhão de casos da Covid-19. Mas alguns especialistas dizem que o número real de casos pode ser dez vezes maior.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários