Ribeira do Amparo: Em entrevista prefeito Germano Santana fala das ações contra o coronavírus no município



O prefeito Germano Santana conversou com o repórter Egídio Pinto do JDLNordeste e destacou as principais ações no combate ao coronavírus em Ribeira do Amparo. De acordo com o gestor todas as ações realizadas pela secretária da Saúde com apoio da prefeitura seguem as recomendações da OMS. Germano destacou que essas ações estão surtindo um efeito positivo na sociedade.

Entre as ações o prefeito destacou as barreiras sanitárias e o monitoramento de visitantes e de pessoas que trabalham em outras cidades, e em razão da quarentena, retornam para Ribeira do Amparo. O prefeito esclareceu também que os casos contaminação na cidade ocorreram com pessoas que são filhos da terra, moravam em outros municípios, mas precisaram retornar. “Todo trabalho de monitoramento e prevenção aqui em Ribeira do Amparo é feito pela secretaria municipal da Saúde”, destacou.

Germano Santana explicou que o setor financeiro da prefeitura foi totalmente preparado para que o atendimento à população não fosse suspenso. Ele acrescentou ainda que todas as medidas são feitas através de decreto.

O gestor salientou que no setor comercial e nas igrejas foram adotadas medidas de prevenção e fiscalização para o funcionamento, “o distanciamento das pessoas nos estabelecimentos e o uso do álcool 70 também são observados pela prefeitura”.

O prefeito disse ao repórter que o atendimento da secretaria da Saúde é de 24h e que em breve será inaugurado o Centro de Atendimento Municipal ao Covid-19 para pessoas que testarem positivo para coronavírus e precisem de atendimento médico. “Com essa nova unidade de saúde poderemos separar o atendimento a outros pacientes, para evitar o aumento da contaminação, e também proteger nossos profissionais de saúde”, enfatizou.

Germano Santana lembrou que a prefeitura desenvolve um trabalho de comunicação para manter a população bem informada sobre os cuidados e prevenção ao covid-19. “Temos carros de som circulando na sede e na zona rural do município para as pessoas terem conhecimento sobre o coronavírus”, afirmou.

O prefeito agradeceu todo apoio do governador Rui Costa e dos prefeitos dos municípios do semi-árido Nordeste II, “temos realizado um trabalho de combate ao covid-19, não apenas cada um com sua cidade, mas como um todo. O governador disponibilizou a UPA do Jorro para que fosse um centro de tratamento ao covid-19, lá está sendo melhorada para receber algum paciente com coronavírus”, destacou.

Sobre ajuda financeira nesse momento da pandemia o prefeito disse que o município recebeu R$ 209 mil reais do Governo Federal, para atenção básica, e foi destinado R$ 100 mil reais dos recursos do pré-sal, oriundos do próprio município, utilizados para atender as despesas com o combate ao covid-19. “Também foi preciso contratar profissionais temporários para manter o atendimento na saúde”, explicou.

Até o momento da entrevista Ribeira do Amparo estava com 7 casos confirmados e 1 óbito.

Da Redação

Postar um comentário

0 Comentários