Entrevista: prefeito de Acajutiba fala sobre 100 dias de gestão, combate ao Covid-19 e projeções para o futuro político



Prefeito de Acajutiba pelo terceiro mandato, sendo o segundo consecutivo, Alex Freitas abriu as portas de sua casa para receber o repórter Egídio Pinto, do Diário do Litoral Nordeste, onde falaram sobre os primeiros 100 dias do novo mandato, e avanços do município.

Diário do Litoral Nordeste (DLN): Quais as principais ações no âmbito do social que a gestão vem realizando?
Alex Freitas (AF): A gente vem desempenhando ações importantes na área social. No combate ao Covid-19 estamos distribuindo máscaras, álcool em gel, uma pequena quantidade de cestas básicas para as famílias que tiveram vírus, e ela tem sido importante por conta das dificuldades que muitas famílias vem enfrentando.

DLN: Houve distribuição de alimentos na Semana Santa?
AF: Na Semana Santa entregamos 4,5 mil quilos de peixe, 4 mil quilos de arroz, onde conseguimos beneficiar 3,5 mil famílias, algo em torno de 10 mil pessoas.As pessoas já esperavam, temos este compromisso com essa população, e essa ação vai acontecer também nos próximos três anos.

DLN: Como está o combate ao Covid-19?
AF: Durante o início de 2021 teve um aumento significativo do Covid-19, tivemos que diminuir algumas estratégias de combate por falta de recursos, mas diante do aumento de casos, tivemos que acompanhar as medidas de acordo com o Governo do Estado, e conseguimos melhorar no mês de março. Acredito em abril tenham uma queda maior. Paralelo a isso temos mais de duas mil vacinas aplicadas no município.

DLN: Neste momento de pandemia, como está a estrutura da saúde do município?
AF: Estamos com todos os PSF´s funcionando com médicos, nossa emergência trabalhando o tempo inteiro, estamos com nossa sala de estabilização perfeita, instalamos também o Raio-X que está funcionando, uma frota de transportes para atender ao TFD. Estou em construção da Maternidade municipal, que é um centro de parto natural, e acredito que nós próximos três ou quatro meses a gente possa estar entregando para população de Acajutiba.

DLN: E o fortalecimento da Agricultura familiar?
AF: A gente dá total apoio à agricultura familiar do município. Ajuda a escoar a produção e atrai compradores para o município. Temos intensificado as associações, e estão todos produzindo.

DLN: Como está a vida financeira do município?
AF: Estamos tentando alavancar ao máximo. Sabemos que houve uma recessão a nível nacional, e a nossa pequena receita a gente se esforçado ao máximo para pagar a todos em dia, e esse valor ficar dentro do município para que a gente possa girar nossa economia.

DLN: Já existe alguma previsão para o retorno das aulas presenciais?
AF: O governador fez grandes esforços, mas a pandemia tem sido mais forte que todos nós, com isso o calendário ficou um pouco perdido. Estamos com aulas remotas, e estamos fortalecendo a aproximação com todos os alunos distribuindo materiais didáticos. 

DLN: Quais as novidades para a área da Educação em Acajutiba?
AF: Estou construindo novas quadras, serão quatro novas, para que a gente possa fortalecer a volta dos nossos alunos para as salas de aulas, e assim criar mais escolas em tempo integral em Acajutiba.

DLN: Como está a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo?
AF: Parceria melhor possível. O presidente é nosso aliado. Temos onde vereadores, sendo nove que são governo que estão sempre junto, ajudando, e que estão prosperando junto com a gente.

DLN: O senhor é bem visto entre os prefeitos da região. Ao que se dá essa aceitação?
AF: É meu terceiro mandato, e busco sempre estar em harmonia e unido com os outros prefeitos, e acredito que com essa forma de ser temos tudo para crescer.

DLN: O senhor pensa em concorrer a uma cadeira na ALBA?
AF: Hoje a possibilidade é mínima, pequena, não está no meu projeto, nos meus planos, disponibilizar meu nome para Deputado esse momento. Pretendo concluir meus quatro anos e depois disso analisar o que posso fazer na vida política. 


Postar um comentário

0 Comentários