Baleia engole pescador nos EUA e depois o cospe vivo


 

Uma história que poderia ser considerada ingênua, se não fosse plausível para os especialistas em baleias: uma baleia jubarte abocanhou um pescador de lagostas de Massachusetts, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (11), e o cuspiu de volta são e salvo, a ponto de poder narrar sua aventura.

"Olá a todos, quero esclarecer o que aconteceu comigo hoje", escreveu o pescador Michael Packard, de Provincetown, cerca de 200 quilômetros a leste de Boston, depois que sua história foi publicada pelo jornal local, o "Cape Cod Times".

Thank you for watching

"Eu estava mergulhando para pegar lagostas quando uma baleia jubarte tentou me comer. Fiquei dentro de sua boca fechada por 30 a 40 segundos, antes de que ela emergisse e me cuspisse. Estou com hematomas por toda parte, mas nenhum osso quebrado. Agradeço aos salva-vidas em Provincetown por seu cuidado e assistência", diz o relato.


Há pelo menos uma testemunha: Josiah Mayo acompanhava Packard na pescaria e contou ao Cod Times que viu o parceiro sendo ejetado pela baleia no Atlântico e chamou os salva-vidas. Mayo é filho de um dos pesquisadores e especialistas em baleias do Centro de Estudos Costeiros de Provincetown, disse à AFP Jooke Robbins, diretora de estudos de baleias jubarte da instituição.

—  Eu conheço as pessoas envolvidas, então tenho todos os motivos para acreditar no que dizem. Nunca tinha ouvido falar em um "acidente" semelhante, mas é possível que (o pescador) estivesse no lugar errado, na hora errada  — afirmou Jooke. 

Quando essas baleias procuram comida, "lançam-se com a boca aberta, engolem peixes e água muito rapidamente e depois rejeitam a água por suas barbatanas", que funcionam "como um filtro", explicou a pesquisadora. 

— Sua boca é bastante grande, mas sua garganta é estreita, não há nenhuma chance de ela engolir algo tão grande quanto um homem — acrescentou ela.

A baleia jubarte, que, segundo Josiah Mayo, ainda era jovem, não conseguiu detectar de forma rápida o suficiente que havia "um intruso" em sua boca. Depois de quase engolir o homem, é possível que ela tenha "ficado bastante surpresa e tenha aberto a boca para soltá-lo", observou ele.

Embora os detalhes sejam desconhecidos, ele aponta uma conclusão oportuna: a região de Provincetown e Cap Cod começa a observar um retorno de turistas após 15 meses de pandemia, e é importante que as pessoas saibam da presença desses mamíferos marinhos. Quando adultas, dependendo da idade, as jubartes medem entre 9 e 15 metros. 

 — Se você vir uma baleia, fique longe. É extremamente importante dar espaço para elas —  advertiu.

Postar um comentário

0 Comentários