Polícia Militar da Bahia lança nova estratégia de blitz na capital baiana

(Imagem: Alberto Maraux - reprodução SSP=BA)



Com o objetivo de reduzir crimes e outras irregularidades envolvendo carros e motos, a Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), lançou a Operação Blitz Protege Salvador.   As operações devem ocorrer em áreas já mapeadas pela PM, com o bloqueio de vias para conferência de documentação e outras ações.


De acordo com o Tenente-Coronel Elbert Vinhático, coordenador da operação, as blitz não irão causar retenção de trânsito pois utilizarão uma montagem estratégica chamada de Posto de Abordagem Policial (PAP). “Esse modelo foi encontrado justamente para dar um equilíbrio tanto ao nosso objetivo que é a questão da criminalidade,  drogas, crimes, roubos, furtos, prevenção nesse sentido, bem como não trazer transtornos à comunidade”.


A operação terá o envolvimento de diferentes grupamentos da Polícia Militar, como a  unidade Apolo, especializada no combate a furtos e roubos de veículos. Segundo o comandante do grupamento, Major Fera, apesar da Operação Apolo ser voltada para apreensão de furto e roubo de veículos de passeio, na Operação Blitz Protege Salvador todas as notificações serão atendidas.  “Abordaremos todos os tipos de veículos, ônibus, moto… o trabalho é geral”, explica.


De acordo com o comandante de operações policiais militares, o Coronel Manuel Xavier Filho, a operação tem expectativa de ser implementada também em outras cidades da Bahia dentro do mesmo molde de atuação. “A primeira etapa será realizada na capital, a segunda etapa região metropolitana de Salvador e no final a gente expande para o interior do estado, inicialmente para grandes cidades, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras”, adianta. 


Um dos diferenciais da Blitz Protege Salvador é o recebimento em tempo real da relação dos veículos furtados e roubados nas últimas 48h, realizado através do trabalho do comando de operações de inteligência. “Nós receberemos essas informações, o que vai sinalizar os pontos onde nós vamos atuar. Nós teremos atualizados os veículos que foram roubados ou furtados nas últimas 48h”, complementa o Coronel Manuel Xavier Filho.


Postar um comentário

0 Comentários