Prefeitos do Litoral Norte e Agreste Baiano se reúnem para discutir desenvolvimento sustentável em Sátiro Dias



Prefeitos e representantes se reúnem na quadra de esportes em Sátiro Dias para discutir o desenvolvimento das cidades



Na última quinta-feira (10), Sátiro Dias sediou o encontro do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano, em que 10 prefeitos se reuniram para discutir questões sobre a agricultura regional. No evento, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, foram apontadas ações de melhorias para os participantes.


Na ocasião, estiveram presentes os prefeitos dos municípios da região Litoral Norte e Agreste Baiano como Alagoinhas,  Aporá, Araças, Cardeal da Silva, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Ouriçangas e Sátiro Dias. Além desses, outros municípios também fazem parte mas não puderam comparecer.



Para o prefeito de Sátiro Dias, Pedrito(PSB), oferecer o município para sediar a reunião foi uma grande contribuição para as atividades do consórcio. “A gente está aqui para organizar o consórcio para melhor servir aos nossos municípios, a nossa região”, descreve o gestor.


De acordo com Tonho de Fiito (PSB), prefeito de Ouriçangas que assumiu a direção da entidade para o biênio 2021/2022 em abril, a união entre os representantes aponta avanços nas gestões. “A gente está começando o processo de desenvolvimento em relação ao nosso consórcio”, explica. “O Governo do Estado está trabalhando só através de consórcio,  então é importante que a gente se organize”. 



Neste sentido, os prefeitos presentes trocaram informações sobre funcionamentos e ações de melhoria na agricultura de suas respectivas cidades. Para a prefeita de Aporá, Carine de Ataíde (PP), o diálogo entre os gestores fortalece as ações da região. “Um dá uma ideia, outro dá outra”, comenta ela. “Vamos pegando as coisas boas de cada município e encaixando também no nosso”. 


“É muito importante participar para buscarmos soluções para nossos municípios", concorda o prefeito de Esplanada, Nandinho da Serraria (PSDB).  Em consonância, o prefeito de Conde, Dudu Vieira (MDB), acredita que o encontro entre gestores é o melhor caminho para busca e  implantação de melhorias nos municípios. “Eu venho em uma reunião dessa e saio satisfeito”, compartilha o prefeito. “Que se construa, com essas reuniões, um cenário e uma realidade mais produtiva para cada município”.


Fortalecimento do consórcio para desenvolvimento da região


Assim como a população dos 19 municípios, os gestores almejam o melhor cenário para as cidades. Para Fidel Dantas(PP), prefeito de Aramari, as reuniões do consórcio também são uma maneira de fortalecer as potencialidades de cada município, além da união do grupo por um ideal em comum. “Acredito que é o que vai garantir a execução de obras e serviços para melhoria da qualidade de vida da população desses municípios”, acentua.


Do mesmo modo, o prefeito de Cardeal da Silva, Branco Sales(PP) confia que o consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano irá se solidificar e seguir o exemplo de outras organizações do estado. “O consórcio Litoral Norte precisa mostrar sua força e mostrar a força que possui esse território", defende o gestor. “A gente precisa de verdade fortalecer o consórcio para trazer desenvolvimento para nossa região e geração de renda, que é o que a população mais busca nesse momento”.


Para Joaquim Neto (PSD), prefeito de Alagoinhas e ex-prefeito de Sátiro Dias, a mudança em busca de uma ação coletiva só traz benefícios. “Antigamente cada um cuidava de si”, relembra. “Não é só uma cidade que pode se desenvolver. Se todo o conjunto das 19 cidades se desenvolverem, é a economia de toda a região que cresce”, pontua em entrevista ao Jornal Diário do Litoral.


Da mesma maneira, o prefeito de Acajutiba, Alex Freitas (PMDB), que já foi vice-presidente  do Consórcio da Saúde da Região de Alagoinhas, aponta a importância dos encontros para discussões. “É uma forma que vamos ter de alavancar o crescimento regional”, explica.


“O consórcio está crescendo e se consolidando, na certeza de que teremos um futuro promissor”, observa o prefeito de Crisópolis, Leandro Dantas (PSB). Os representantes do Legislativo de Sátiro Dias também fizeram questão de marcar presença. “Esses encontros deveriam acontecer várias vezes no ano para que os prefeitos e a região se harmonizem em relação às obras”, comenta o vereador Jorge Muriçoca (PSB).




Postar um comentário

0 Comentários