Secretário de Saúde do município de Itanagra, Amarildo Dantas Schram, avalia os 5 meses do governo

 

Amarildo Dantas Schram está no time de secretários do município de Itanagra. Ele que já foi secretário de saúde do município de Araçás e tem uma grande trajetória profissional com bagagem no setor de saúde, vem desenvolvendo um excelente trabalho no município de Itanagra.


Para ele, os cinco meses de governo já estão dando frutos. “Conseguimos ter vários avanços, um deles é termos ambulatório de saúde mental. A cidade Itanagra tem uma equipe multiprofissional com psiquiatra, psicólogos, serviço social e essa equipe tem visitado não somente a sede como também à zona rural. É um trabalho pioneiro, de ser levado esses atendimentos para a zona rural. Mesmo com a área extensa de Itanagra temos levado e tendo esse cuidado, tanto na Vila, Seismaria, na comunidade de Itapecirica".


Segundo o secretário de saúde, os avanços e conquistas nesse período impactam com o cenário deixado pela antiga gestão. “Temos investido muito em atenção básica, encontramos da gestão passada uma atenção básica totalmente desvalorizada, desatualizada, um processo bastante condensado. Temos levado às comunidades da zona rural médicos, enfermeiros, vacinação, todos os serviços de prevenção e promoção da atenção básica", pontua ele.


De acordo com ele, todas as comunidades recebem esses atendimentos em saúde através de duas equipes, de terças e quintas para fazer esse trabalho com escala de 1 vez no mês.


“Toda a terças levamos às comunidades do Comes e Bebes, Vila Margarida, Terra Seca e agora a Morimbudo. À comunidade de Barracas, Treme, Pau d’arco, contemplando Novo Horizonte e Itapecirica às quintas-feiras.”.


Sobre o combate ao covid-19, ele diz que não tem medido esforços na saúde, e por isso comemora. “Estamos realizando um trabalho excelente, com ótimo índice de vacinação. Já vacinamos um número expressivo. Realizando a busca ativa para a 2ª dose para campanha do covid-19, que é outro marco nesses 5 meses. Temos destaque que é a barreira sanitária, com os bombeiros civis, que conseguimos fazer um trabalho de prevenção belíssimo, orientando, passando informações, educando para o uso de máscara, o distanciamento, dentre outros”.


O secretário afirma que a gestão tem ‘’dado uma nova cara” à saúde em Itanagra.


“Quando nos apropriamos, construímos uma Unidade Mista de Saúde Rubens Sarmento Cardin e temos médicos 24h. Estamos agora entrando com a sala vermelha que foi um projeto de campanha do nosso prefeito Marcos Sarmento. Estamos implementando esta sala vermelha, ou seja, é algo estruturado, as pessoas muitas vezes saiam o município de Itanagra para municípios circunvizinhos por medo de não encontrar médicos. E desde o dia 1º de janeiro de 2021 até a presente data, nós tivemos médicos 24h por dia, de segunda a segunda, incansavelmente o serviço de rede de urgência e emergência funciona. Trazendo serviço de qualidade, com profissionais, laboratório, e um trabalho sendo realizado para melhorar a vida das pessoas”.

Postar um comentário

0 Comentários