Vereador Prof. Ednilson denuncia negligência da ex-secretária de saúde de Inhambupe




Em plenária na Câmara de Vereadores de Inhambupe na semana passada, o vereador Prof. Ednilson narrou a situação de um morador da cidade, que foi vítima da covid-19. De acordo com o parlamentar, seu cunhado, José Renato, não recebeu a devida atenção quando apresentou os sintomas da doença e precisou ser transferido para uma unidade de saúde em Salvador.

Segundo ele, José Renato foi mandado para casa depois de procurar a unidade hospitalar Antônio Carlos Magalhães, em Inhambupe, após apresentar os primeiros sintomas de covid. No outro dia, retornou ao hospital com piora dos sintomas e realizou um raio-x. Foi só após procurar uma unidade particular em Feira de Santana que a vítima descobriu que 40% de seu pulmão já havia sido afetado. “Por que ele não foi regulado quando tirou o raio-x no hospital?”, questiona o vereador Prof. Ednilson.


Ainda na plenária, o vereador alegou que, quando retornou a Inhambupe, José Renato não pode ser acolhido porque havia sido regulado como paciente em Alagoinhas. “Isso não pode acontecer com a vida das pessoas, não podemos brincar”, diz ele. “Quando saiu a regulação, o médico Nelson Tiago, profissional capacitado, humano e irmão, informa à família que Renato só pode ser transferido para Salvador na UTI Móvel”.

No entanto, segundo o relato do vereador, todo o processo foi bastante traumático e recheado de falta de cuidado. "Ex-secretária, temos que ser humanos antes de tudo”, diz ele. “O cargo que nós ocupamos, não compreende a dor do outro”.


Na ocasião, Prof. Ednilson compartilhou com a plenária que a ex-secretária de saúde e atual vice-prefeita de Inhambupe, Izabel, além de destratá-lo durante um momento delicado, deixou faltar insumos para a população. “Senhora ex-secretária de saúde, porque deixou faltar medicamento tão essencial para intubar um paciente?”, diz ele.


Além da falta de medicamento para intubação, o vereador também apontou a demora burocrática em relação a liberação de José Renato para o transporte até Salvador. “Indignação por falta de respeito com a vida dos seres humanos, indignação com a falta de respeito com as pessoas, indignação por  falta de compromisso com a saúde pública, indignação por falta de medicamento no centro de covid, indignação com a falta de planejamento para combater a covid”, descreve o parlamentar.


Apesar disso, segundo o vereador, a equipe de enfermeiros foi exemplar e tentou ajudar ao máximo durante todo o processo.  No entanto, seu cunhado, José Renato, faleceu após cinco dias com os sintomas do covid.

Postar um comentário

0 Comentários