Prefeito do Conde, Dudu Vieira, comenta sobre ações de promoção ao turismo e melhoria do município


Com o verão chegando, as cidades do Litoral Norte da Bahia já estão investindo em preparativos para receber os turistas. Como é o caso do município de Conde, a 179 km da capital baiana. Conhecido como um destino turístico, o Conde possui categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo, e é um dos principais rumos de lazer dos municípios vizinhos.

Em entrevista ao Jornal Diário do Litoral Nordeste, o gestor da cidade pontuou as ações de seu governo voltadas para o turismo, além de medidas tomadas para conter a pandemia no município. Há mais de 10 meses à frente da prefeitura da cidade em seu segundo mandato, o prefeito Dudu Vieira compartilha também sua relação com o Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiano.

Para ele, durante a retomada do turismo, o principal ponto é manter a segurança dos visitantes, assim como dos munícipes. “A prefeitura do Conde planeja ações de controle, fazer com quem venha nos visitar se sinta seguro também do ponto de vista sanitário”, diz ele. “Não queremos jamais que as pessoas saiam daqui ou venham aqui e tenham a impressão de que nós não estamos nos preocupando com uma coisa que é tão importante que é a vida das pessoas”.



Nesse sentido, reuniões com os secretários das principais pastas estão sendo realizadas com o objetivo de ofertar serviços de qualidade para os visitantes, além de planejamentos para ordenação de trânsito e espaço físico da cidade. “Nós estaremos fazendo o dever de casa para facilitar a vida das pessoas e fazer com que todos que anseiam por essa diversão(...) encontrem isso com segurança e qualidade em nossa terra”, pontua o gestor.

Apesar de ser um destino turístico principalmente para festas de fim de ano, o prefeito garantiu que o município não irá promover grandes festas. Por outro lado, irá investir nos pontos de atração da cidade, assim como em infraestrutura. “O Conde enquanto destino turístico tem que se preparar e nós estamos fazendo isso para receber essas pessoas. Para que elas cheguem aqui e encontrem um lugar aprazível, como sempre foi, mas um lugar que também ofereça segurança sanitária”, explica.

PREVENÇÃO A COVID-19

Segundo o gestor, o município de Conde está há um mês sem ter registros de casos de COVID-19. Nesse sentido, isso se torna uma garantia para que os turistas busquem a cidade e sintam-se seguros. “Isso é fruto do esforço de todos nós, de todo o povo condense”, comemora. “Nós já temos mais de um mês que não temos nenhum caso registrado no município. Graças a Deus, Conde tem sido uma referência desde o início no combate, no controle da pandemia. Uma referência no estado e uma referência no país", diz ele.

SEGURANÇA

Assim como a segurança sanitária, o gestor compartilhou com a equipe do Jornal Diário do Litoral ações para manutenção da integridade física dos moradores e turistas. “Dobramos o efetivo aqui da companhia durante nossa gestão”, afirma. “Nós temos uma companhia independente aqui. Graças a Deus, nós conseguimos dobrar o efetivo de polícia". De acordo com ele, foi através do trabalho dos profissionais de segurança e ligados à segurança pública, assim como soldados, que a evolução da segurança do município e a diminuição do índice de violência aconteceram.


CONSÓRCIO DO LITORAL NORTE E AGRESTE BAIANO

Além de outros 16 municípios, o Conde faz parte do Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiano, grupo com o objetivo de fortalecimento e promoção de melhorias nos municípios integrantes. Para o prefeito Dudu Vieira, a aliança com outros gestores em busca de melhorias para as cidades tem gerado frutos, além de ser um mecanismo de desenvolvimento para a região. “Nós precisamos agir em conjunto, através dessas ações do consórcio nós diminuímos custos, rateamos investimentos, nós podemos mudar”, aponta.

Segundo o gestor, o trabalho em conjunto com setores federais e estaduais é um ponto que está sendo explorado pelo Consórcio. “Vale ressaltar que o estado não pode se ater de outras atribuições e jogar tudo nas costas do consórcio, é preciso que o consórcio seja um parceiro efetivo mas o governo do estado precisa estar atuante. O consórcio não tem recurso sozinho, precisamos do investimento seja do governo federal, seja do governo estadual”, sinaliza.


Sobre a liderança do atual diretor do Consórcio, o prefeito de Ouriçangas, Tonho de Fiito, Dudu Vieira acredita em trabalho em parceira para fortalecimento das ações. “Tonho de Fiito precisa do apoio dos demais prefeitos”, diz ele. “Vai ter momentos que a gente precisa se sacrificar em nome da coletividade, a gente precisa ter esse espírito, essa cultura, porque eu tenho certeza que lá adiante nós conseguiremos ter o resultado que esperamos, o sucesso que esperamos e o Consórcio vai, sim, ter bons frutos”, adianta o prefeito.

SEDE DO CONSÓRCIO

Recentemente, o Consórcio ganhou uma nova sede em Alagoinhas. Formalizando as ações do grupo, além de sinalizar uma nova fase da união, o espaço físico do Consórcio é um mecanismo de desenvolvimento da união. “É um sinal de que estamos progredindo. Vamos ter uma sede que tratará dos interesses dos municípios, uma sede que será usada por todos os municípios, acho um apoio importante”, diz o prefeito. “Que todos enxerguem o consórcio da maneira que precisa ser enxergado. uma entidade que precisa se fortalecer, que está iniciando, que está em sua infância ainda, mas que precisa ser cuidada e alimentada para que cresça forte e que renda os frutos que esperamos no futuro”.

ESTRADA DE ACESSO À CIDADE


Além de pleitos para melhorias da infraestrutura e saúde das cidades, o Consórcio tem lutado em busca de resolução dos problemas das estradas que ligam os municípios. A BA-233, que liga Esplanada ao Conde, tem sido motivo de grandes críticas da população. “É um pleito muito antigo, não quero imputar isso a nenhum governador porque isso é uma coisa antiga, nós convivemos com essa deficiência nessa estrada há muitos anos e é uma situação que precisa ser revertida com urgência", responde o gestor.

“Eu tenho ido ao secretário de infraestrutura constantemente, nós temos a promessa de reforma dessa estrada desde o ano passado, uma reforma completa, essa promessa, ele disse que continua de pé, que esse ano ainda vai fazer essa reforma na 233 e não pode ser diferente”, complementa.
Situação da estrada que liga Esplanada ao Conde

Para ele, as melhorias das estradas do litoral norte e agreste baiano tem demorado. “A gente vê todos os dias o governo do estado recuperando estradas, mas essa recuperação não chegou ainda na nossa região”, diz. “Está demorando demais e estamos sofrendo, sofre o povo do litoral e sofre o povo do agreste. Precisamos estar unidos e reivindicar isso ao governo do estado, porque são ações importantíssimas, tanto a 233 quanto as demais de acesso ao litoral. Nossa região precisa contar com o apoio do estado”, reclama o prefeito.

“O consórcio é uma oportunidade, quando nós estamos todos juntos lutando por um objetivo comum, nós temos mais força”, complementa. “Eu enxergo que é uma maneira que o governo do estado tem de fazer isso de uma forma mais eficiente, porque as vezes não tem braço para conseguir resolver tudo, entendo que é muita estrada mas a situação dessas estradas estão muito ruins e não tem turismo sem estrada”.













Postar um comentário

0 Comentários