Márcio da Linha Verde comemora entrega da rodovia BA-504



Na última semana, o governo do Estado entregou a rodovia BA-504, que liga Alagoinhas, Araçás, Itanagra e toda a região às praias do Litoral Norte. Fruto da iniciativa do Movimento Popular Acesso à Linha Verde, que nasceu em Alagoinhas, no ano de 2007, a trecho de 20,32 Km, entre Itanagra e o entroncamento com a BA-099, na Linha Verde, foi entregue pelo governador Rui Costa, que esteve presente em Itanagra ao lado de diversos prefeitos da região.

Reunindo mais de 30 mil assinaturas, o acesso é um empreendimento do Governo do Estado, para o qual foram aplicados recursos na ordem de R$ 56 milhões, somando as duas etapas. Marcio Gomes, conhecido como Márcio da Linha Verde, foi o responsável pela organização e encaminhamento do movimento popular.

Há quase 14 anos à frente do movimento em busca da construção da estrada de ligação ao Litoral Norte, Márcio comemorou com todos os presentes a entrega. “É um sonho esperado há mais de 30 anos e agora está virando realidade”, diz ele. De acordo com o atual secretário de comunicação da prefeitura de Alagoinhas, o abaixo assinado realizado por ele foi uma das maiores mobilizações que aconteceram no município.

Apesar disso, o secretário sinaliza que o mérito é da população por ter abraçado e apoiado a causa. “Essa conquista não foi somente de Márcio da Linha Verde. Eu, sozinho, jamais iria conseguir esse grande feito. Mas eu tive apoio da população, através do pleito popular, que foi o abaixo assinado e agora temos alegria de dividir com todas as 30 mil assinatura” , afirma Márcio.


Além de Márcio, Silvia Gomes, sua esposa, acompanhou todo processo de busca pela a estrada. Para ela, a entrega foi a realização de um sonho “Foi uma luta de 14 anos, embaixo de sol e chuva, mas a gente conseguiu esse feito que algumas pessoas não acreditavam(...) é um bem comum, beneficiar toda a região, tanto Itanagra, quanto Araças e Alagoinhas”, pontua ela.

Na época do abaixo assinado, os prefeitos que apoiaram foram os de: Alagoinhas (Paulo Cézar), Araçás (Uelinton Coelho), Itanagra ( Persídio) , Ouriçangas (Nildon), Aramari (José Carlos), Pojuca (Geruza Laudano), Sátiro Dias (Joaquim Neto), Entre Rios (Fernando Madeirol), Rio Real (Antônio Carroça), Cardeal da Silva (Maria Quitéria), Pedrão (Alceu Barros), Inhambupe (Euberto Luiz), Esplanada ( Diolando Batista), Conde (Antonio Eliud), Acajutiba (Alexsandro Menezes), Itapicuru (José Moreira), Irará (Derivaldo Pinto), Catú (Gilcina Carvalho), Água Fria (Adailton Nunes), Teodoro Sampaio ( Antônio Valente ), Amélia Rodrigues (Antônio Carlos ), Terra Nova (Francisco Hélio), São Sebastião do Passé ( Tânia Portugal), Feira de Santana (Tarcízio Pimenta), Olindina ( Antônio João).

A estrada começa em Alagoinhas, na BR 101, passando por Araçás e Itanagra, até à Linha Verde ( BA 099 ), em Porto Sauipe. O deslocamento para Porto de Sauípe, distrito mais próximo da estrada, percorre 66 km, num tempo médio de 55 minutos. Antes, esse percurso era feito em cerca de duas horas.

Postar um comentário

0 Comentários