Policlínica Municipal de Alagoinhas é reinaugurada




Na última sexta(17), Alagoinhas recebeu mais um investimento na saúde. A Policlínica Municipal foi reinaugurada pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SESAU).  A nova estrutura traz melhorias para o acesso à saúde da população alagoinhense e da região. O equipamento conta com 19 consultórios, além de espaços alternativos como brinquedoteca.

No total, foram investidos R$ 2,5 milhões de reais, provenientes do contrato organizativo de ação pública de ensino-saúde (COAPES) com a Faculdade Estácio no valor de R$1,3 milhões e investimento com recursos próprios municipais no valor 1,2 milhões de reais.

A obra de ampliação da estrutura terá o potencial de oferecer atendimento de saúde com mais qualidade à população, em áreas como e Pediatria, Gastropediatria, Neuropediatria, Neurologia, Ortopedia, Cardiologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Ginecologia, Colposcopia, pré-natal de alto risco, Reumatologia, Ecocardiograma, Ultrassonografia, Raio X, Eletrocardiograma, Endocrinologia, Proctologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, Urologia, Urofluxometria e trocas de gesso. Com novos equipamentos e mobiliários, a Policlínica possui Espaço IDOMED, Copa, Sala de Raio X,  Sala de Imunização, Expurgo, DML, Sanitários Femininos/PCD e Sanitários Masculinos/PCD.

“Com essa inauguração, vamos complementar os exames, os atendimentos, vai aumentar a cobertura principalmente nas novas especialidades. Além das novas especialidades como nefrologia, reumatologia, cardiologia, pneumologia, entre tantas outras, são 50 salas e consultórios, com 60 profissionais diariamente. Também tem o nosso novo Raio X, que era um pleito da população de Alagoinhas”, comemorou o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto.

As atividades do Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH) e Centro Especializado de Cuidados em Anemia Falciforme (CECAF) também estão entre as especialidades oferecidas na Policlínica. Funcionarão também os serviços de assistência especializada em HIV/AIDS, Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA) e Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase.

A secretária de Saúde Laína Passos, destacou a importância do novo equipamento. “É motivo de orgulho e grande satisfação de estar entregando mais uma grande obra da prefeitura de Alagoinhas. Essa policlínica que foi totalmente reformada, aqui foram investidos mais de 2 milhões e meio de reais e com certeza é um divisor de águas na história de Alagoinhas", diz ela. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Kleber da Banana, também comemorou o investimento na área. "O governo tem investido e buscado a melhoria da saúde em nosso município e adequar o espaço onde os profissionais atendem e que vai receber a população, ter um espaço mais digno, totalmente reformado, isso também é melhoria na saúde. E esperamos não somente ter o espaço qualificado mas que tenhamos todos os profissionais das diversas áreas para que possam atender a população", afirma o legislador.


                             

Vice-prefeito e secretário de serviços público, Roberto Torres, também esteve na entrega da policlínica e reforçou o compromisso da gestão com a saúde pública. "A policlínica ficou realmente muito linda e a população de Alagoinhas merece (...) o prefeito tem investido bastante na saúde, a gente sabe das dificuldades, mas dentro do possível, a secretária Laína faz um grande trabalho".

A deputada estadual Ludmila Fiscina parabenizou o trabalho da gestão municipal e fez questão de enfatizar a parceria entre os poderes. "Estamos aqui para melhor atender a nossa população (...) é cada vez mais investindo, é cirurgias eletivas, agora uma policlínica municipal restruturada, com outros benefícios e a gente está cada vez mais para que a gente possa atender a nossa população da maneira que ela deve ser atendida", pontua a deputada.

De acordo com o diretor da Faculdade Estácio IDOMED, Ernani Benincá Cardoso, a inauguração do equipamento é uma maneira de reforçar a assistência à saúde na reigão, bem como ser um espaço de primeiro contato para os estudantes de medicina da instituição de ensino.  “A finalidade da faculdade é vim contribuir com o sistema de saúde de nossa região e esse projeto, a conclusão dele, é uma prova inequívoca dessa parceria benéfica entre a faculdade e o município", diz ele.

A médica e também professora da Faculdade Estácio, Erica Simões, destaca a importância da parceria, além de comemorar a finalização da primeira turma do curso de medicina, que acontecerá no próximo ano. "É um equipamento a mais, onde nós vamos ter como expandir os nossos aprendizados, ofertando à população o nosso atendimento", afirma.
 
No mesmo sentido, a estudante de medicina e estagiária na policlínica, Carla Bacelar, acredita que a reinauguração da policlínica poderá aumentar o número de atendimento nos serviços de saúde de Alagoinhas. "É muito importante para a população porque amplia esse atendimento e toda a atenção especial que os alunos precisam ter com os pacientes". 

Seu colega, o estudante Vitor Garcia também confia que o espaço será um local para aprendizado e  atendimento qualificado. "Vai trazer mais qualidade de atendimento para a população de Alagoinhas e região(...) isso vai contribuir bastante para nossa formação, principalmente no trato mesmo com o paciente, no acompanhamento da população". 

Estiveram presentes o vice-prefeito Roberto Torres, a deputada estadual Ludmilla Fiscina, os secretários Gustavo Carmo, Maria das Graças Reis, George Caboré, João Rabelo, Márcio Gomes, Raimundo Queiroz, Roseane Conceição, a comandante da Guarda Civil Municipal Silvana Soares, os vereadores Márcio da Cavada, Raimundo Gode, Edy da Saúde, Juracy Nascimento, Raimunda Florêncio, Anselmo Bal, Djalma Santos, Professor Arão e Jorge da Farinha.

Confira mais imagens da inauguração da policlínica em Alagoinhas:

























Postar um comentário

0 Comentários