Moção de pesar apresentada por Hilton Coelho exige apuração de assassinato em Nova Soure



Em moção de pesar protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) repudia o ato criminoso de violência e crueldade ocorrido em Nova Soure e que atingiu Estevão da Costa Rodrigues na última quinta-feira (15). “Nosso companheiro tinha 40 anos, era uma pessoa com deficiência, tornou-se militante político e liderança importante em Nova Soure e região, ocupando o cargo de presidente da Associação Viver Dignamente. Filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no final de 2022, e vinha dialogando internamente no partido e com a sociedade da região a sua possível pré-candidatura para o cargo de prefeito de sua cidade”, afirma o parlamentar.

Hilton Coelho relata que a linha política adotada por Estevão Rodrigues “era a de denunciar os desmandos, opressões e omissões das autoridades públicas de Nova Soure. Possuía grande presença nas redes sociais, tendo mais de 23 mil seguidores no Instagram, onde postava vídeos sobre a realidade dos novassourense e região. A preocupação com a coisa pública e com a melhoria das precárias condições de saúde, de moradia, o descaso com a cultura e outros problemas que afligem os moradores da sede e dos povoados do município eram os temas fundamentais de seus vídeos”.

Como militante dos Direitos Humanos, Estevão Rodrigues denunciou uma série de homicídios que tem acontecido em Nova Soure e região desde 2018, afirmando que estaria sendo aplicada a pena de morte na cidade. O vídeo teve ampla repercussão e apoio dos moradores, o que teria desagradado muita gente, sendo tal gravação apontada por muito como o evento que culminou com a sentença de morte de Estevão.

Face a tais denúncias, Estevão foi convocado à Delegacia Territorial de Nova Soure para interrogatório, em 24 de maio de 2023, tendo afirmando que sofria ameaças de morte. No mesmo dia, ele se dirigiu para Salvador para ter reunião com o Gabinete do Deputado que firma a presente, por ser também militante do PSOL, onde entregou documentos, reafirmou o estado de coisas em Nova Soure e afirmou estar ameaçado de morte.

“No dia 15, quinta-feira, Estevão foi brutalmente assassinado em via pública de Nova Soure, às 14 horas, por dois homens em uma motocicleta, tendo levado um tiro na boca, dando a indicar que morreu por conta das suas lutas e das palavras de denúncia e em defesa dos interesses da população local. Trata-se de evidente crime com conotação política. Exigimos intensa apuração das motivações, mandantes e executores do homicídio pela Polícia Civil, devendo o Ministério Público estar atento a todos os atos. É preciso que a Comissão de Direitos Humanos da ALBA, a Defensoria Pública, a Secretaria de Justiça e outros órgãos ligados à defesa dos Direitos Humanos garantam a efetiva investigação do caso. Estevão deixa três filhos, além de vários companheiros e apoiadores, que testemunharam sua importante ação social”, conclui Hilton Coelho.


Postar um comentário

0 Comentários