Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica promove debate sobre políticas públicas de medicamentos


Salvador, Bahia - O Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica, que aconteceu no último mês em Salvador, reuniu diversos profissionais e gestores da área para discutir estratégias de melhoria e qualificação das políticas públicas de medicamentos no sistema de saúde. O evento, que é considerado de grande importância para a área da saúde pública, foi organizado pela Associação do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde, com o apoio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Saftec/Sesab) e do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).

          



Segundo Charleston Ribeiro Pinto, farmacêutico e professor da Faculdade de Farmácia da UFBA e do Curso de Farmácia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, o congresso surge da necessidade de debater estratégias que ampliem e qualifiquem o acesso aos medicamentos no sistema de saúde. Participaram do evento gestores municipais e estaduais, representantes de 16 estados brasileiros, além de diversas instituições de ensino e pesquisa.

"A essência desse congresso é reunir diferentes atores para discutir centralmente a promoção do uso racional de medicamentos e a inovação no cuidado farmacêutico. É um momento de troca de experiências e aprendizado coletivo para contribuir com a melhoria das políticas públicas de saúde", destacou o Doutor em Farmácia. O tema central do evento, “Inovação e Cuidado Farmacêutico em Benefício do Uso Racional de Medicamentos no SUS”, ressalta a importância do uso consciente e responsável de medicamentos, o que é fundamental para a saúde pública, a segurança dos pacientes e a sustentabilidade econômica do sistema de saúde, sendo uma das diretrizes principais do SUS.

                                 

Durante os dois dias de congresso, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como avaliação de tecnologias em saúde, compartilhamento de experiências na gestão farmacêutica, entre outros. O primeiro dia do evento contou com a presença de mais de 320 participantes, mostrando o grande interesse dos profissionais e gestores na temática abordada. "Os debates também abordarão a importância do cuidado farmacêutico e da gestão farmacêutica para melhorar o acesso aos medicamentos na rede de saúde", complementa Charleston.

Postar um comentário

0 Comentários