Prefeito de Pedrão celebra sucesso do São João e anuncia programação para os 63 anos de emancipação do município

Com apoio do Governo do Estado, festa junina movimentou a economia local e resgatou a cultura do município; aniversário será comemorado no dia 12 de julho com atividades cívicas, esportivas e culturais

O prefeito de Pedrão (BA), Marcilio Menezes, celebrou o sucesso da primeira edição do São João sob sua gestão e anunciou a programação oficial do aniversário de 63 anos de emancipação política do município, que será comemorado no próximo dia 12 de julho, um sábado. Em entrevista concedida ao Jornal Diário do Litoral Nordeste, o gestor destacou o impacto positivo das festividades na cultura, na economia e na autoestima da população pedronense.

“Foi uma festa bonita, alegre, de muita paz e com forte valorização da nossa cultura. Mesmo com os pés no chão, conseguimos realizar um São João à altura do povo de Pedrão”, afirmou o prefeito. Segundo ele, cerca de 80% dos custos com as atrações musicais foram bancados com apoio do Governo do Estado da Bahia, o que garantiu grandes shows sem comprometer o orçamento do município.

Além do São João, a prefeitura também realizou o São Pedro nas comunidades de Cambumbe e Sapé, mantendo a tradição nas localidades rurais. “Tivemos presença maciça da população e visitantes, incluindo filhos da terra que há muito tempo não vinham à cidade. Todos saíram satisfeitos”, comemorou o gestor.

O prefeito destacou ainda o impacto econômico da festa para o comércio local: “Todo mundo vendeu. Foi geração de renda real, com gente feliz e o dinheiro circulando aqui dentro.” Ele também citou a participação ativa do município na festa do 2 de Julho em Salvador, levando os encourados, personagens históricos da luta pela independência, de volta ao protagonismo. “Estamos recuperando o papel cultural e histórico de Pedrão no cenário baiano”, declarou.

A programação dos 63 anos de Pedrão inclui alvorada festiva, corrida rústica, missa solene e sessão na Câmara de Vereadores, além de um evento teste com a equipe da Catuense, na comunidade do Sítio, durante a tarde. À noite, haverá festa aberta ao público, organizada pela prefeitura. “É o primeiro aniversário sob nossa gestão, um momento especial. Vamos lembrar de José Valverde, nosso primeiro prefeito, e seguir avançando no desenvolvimento econômico e social do município”, disse Marcinho.

Marcinho Menezes também fez questão de agradecer o apoio de prefeitos da região, como Branco Sales (Cardeal da Silva), Rony do PT (Ouriçangas), Clay Lima (Coração de Maria), Nássara (Irará), João Paulo (Teodoro Sampaio), Éder de Nilda (Terra Nova), Gustavo Carmo(Alagoinhas), Tio Tonho (Aramari), Jadiel Souza (Cajutiba), Hugo de Leônidas(Inhambupe), Leandro Dantas (Crisópolis) e Carine de Ataíde (Aporá). Segundo o prefeito, essa rede de colaboração fortalece o intercâmbio e o progresso regional. “Branco é como um irmão. Já nos ajudou com carro-pipa, caçamba e patrol do consórcio. É disso que a gente precisa: parcerias e lealdade”, destacou.

Questionado sobre sua rotina de trabalho, Marcilio Menezes afirmou que costuma iniciar o dia por volta das 4h30 da manhã, percorrendo escolas, postos de saúde e comunidades rurais. “Costumo andar sozinho, conversar com o povo, tomar café nas casas, escutar demandas. Ouvindo a população, conseguimos tomar decisões mais acertadas”, explicou.

Ao final da entrevista, o prefeito também comentou sobre o carinho que recebe dos moradores e relembrou um gesto simbólico: “Outro dia recebi um beiju de dona Clarice, amiga de meu pai. Ela disse que estava feliz por termos um prefeito ‘cria da casa’. Isso me toca muito, porque boa parte do respeito que recebo vem do legado que meu pai deixou.”

Postar um comentário

0 Comentários