O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) elegeu, nesta sexta-feira (05/09), a nova Administração que conduzirá a Corte no biênio 2025/2027. A posse está marcada para 5 de novembro.
A desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi assumirá a presidência, tendo como vice-presidente a desembargadora Suzana Maria Inácio Gomes. Já o desembargador Marcos Oliveira Gurgel ocupará a Corregedoria Regional, enquanto a desembargadora Eloína Maria Barbosa Machado será a corregedora regional adjunta.
A eleição ocorreu durante sessão do Tribunal Pleno, que também definiu os novos dirigentes da Escola Judicial (Ejud-5) e a composição do Órgão Especial, consolidando o processo de transição administrativa.
O atual presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy, ressaltou os méritos dos eleitos e destacou que esta foi a última eleição realizada na sede histórica do Tribunal, no bairro de Nazaré. Os novos dirigentes reforçaram o compromisso com o diálogo entre magistrados e servidores e defenderam a continuidade de uma gestão voltada à eficiência e valorização institucional.
Perfis dos eleitos
Ivana Mércia Nilo de Magaldi – Natural de Antas (BA), ingressou no TRT-BA em 1983 como auxiliar judiciário. Após concursos e promoções, tornou-se desembargadora em 2006. Especialista em Direito Processual Civil e Direito Civil, já foi condecorada pelo TST com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Atualmente, exerce a função de corregedora regional.
Suzana Maria Inácio Gomes – Natural de Juazeiro do Norte (CE), formou-se em Direito pela UFBA em 1986 e ingressou na magistratura trabalhista em 1989. Foi promovida a desembargadora em 2015 e já exerceu a função de ouvidora no biênio 2019/2021. Atualmente, é corregedora regional adjunta.
Marcos Oliveira Gurgel – Nascido em Aracaju (SE), graduou-se em Direito pela UFBA em 1985. Atuou como Procurador do Estado da Bahia antes de ser nomeado desembargador do TRT-BA em 2012. Hoje, integra órgãos da 2ª instância e ocupa a Ouvidoria.
Eloína Maria Barbosa Machado – Natural de Conceição do Almeida (BA), formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador em 1988. Ingressou na magistratura em 1990, atuou em Itabuna e foi promovida a desembargadora em 2021. Atualmente, compõe a 4ª Turma e atua como conciliadora do Regional.
Outros cargos definidos
Também foram eleitos para a direção da Escola Judicial (Ejud-5) os desembargadores Jéferson Muricy (diretor) e Ana Paola Diniz (vice-diretora).
O Órgão Especial terá como titulares os desembargadores Maria Elisa Gonçalves, Viviane Leite e Agenor Calazans; e como suplentes, Angélica Ferreira, Edilton Meireles e Rubem Nascimento.
Continuidade e renovação
A eleição reforça o perfil de magistrados com longa trajetória na Justiça do Trabalho e consolida a meritocracia interna do TRT-BA, com dirigentes que ascenderam desde funções técnicas até o desembargo. A escolha também marca um momento simbólico de renovação, coincidindo com a transição da sede histórica de Nazaré para novas instalações.
Foto: Reprodução de redes sociais.
0 Comentários