Ex-ministro da saúde alerta sobre variante brasileira do Covid-19: “a gente pode ter uma megaepidemia”


A variante brasileira do Covid-19 vem preocupando toda população mundial. Em entrevista ao programa Manhattan Connection, da TV Cultura, o ex-ministro da saúde, Henrique Mandetta, alertou quanto ao risco que o Brasil corre com a transferência de pacientes de Manaus para outros estados.


Segundo o ex-ministro, a variante brasileira detectará em Manaus pode se alastrar rapidamente com a chegada de pacientes aos estados oriundos de Manaus.


“Hoje nós temos quatro grandes crises sanitárias. E entrando a quinta crise que é essa história, dessa Cepa, dessa variante de Manaus, que o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil e o Brasil está, não só aberto normalmente, como está retirando paciente de Manaus e mandando para Goiás, mandando para a Bahia, mandando para outros lugares sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente, a gente vai plantar essa Cepa em todos os territórios da federação e daqui a 60 dias a gente pode ter uma megaepidemia”, alertou.


Em 2020, enquanto estava no cargo de Ministro da Saúde, Mandetta alertou o presidente Bolsonaro quanto ao aumento no número de casos do Covid-19, e que se nenhuma atitude fosse tomada rapidamente o Brasil iria alcançar a marca de 180 mil mortos, o que aconteceu em 11 de dezembro. Em janeiro de 2021 o número de óbitos em decorrência de complicações do vírus já passa dos 220 mil. 

Postar um comentário

0 Comentários