Prefeito de Ribeira do Pombal, Eriksson Silva, comenta sobre seu primeiro mandato como gestor




Ribeira do Pombal está cada dia mais em crescimento. Há sete meses à frente da prefeitura, o gestor Eriksson Silva (PSD) aponta diversas ações e projetos que irão alavancar ainda mais o nome do município. Uma das grandes novidades da cidade é a Policlínica Regional, inaugurada no mês de julho pelo governador Rui Costa. “Foi uma obra muito importante que iniciou como conquista do nobre Ricardo Maia”, relembra Eriksson.

O equipamento de Ribeira do Pombal é a 20ª Policlínica entregue na Bahia, fazendo parte do projeto de democratização do acesso à saúde proposto pelo governo estadual. “É uma belíssima obra que vai atender a 16 cidades, uma obra muito importante”, aponta. “Acho que é um marco da administração do governador Rui Costa essas policlínicas".

Além de melhorar a qualidade de vida dos munícipes, a policlínica significa economia para os cofres municipais. “É uma divisão entre municípios e estados, é divisão de 60/40, o município entra com 60% e o estado com 40%. Cada município paga R$1,36 por habitante, então aqui a gente vai estar pagando uma média de R$69 mil por mês para atender os nossos pacientes”.


PANDEMIA E VACINAÇÃO


Assim como todas as cidades do Brasil, Ribeira do Pombal precisou se adaptar à crise sanitária causada pelo covid-19, que pediu ainda mais atenção e cuidados com a população. “Para todo gestor, para todo prefeito, foi um ano difícil”, diagnostica o prefeito.


“Tivemos que investir mais de um milhão e meio com recurso próprio na questão da saúde, até para diminuir as mortes das pessoas. Tivemos mais de 70 casos de pessoas que morreram de covid, então foi um ano muito difícil”, narra o prefeito. Segundo ele, os recursos federais foram escassos e todo o contexto pandêmico dificultou as atividades na cidade.


Neste sentido, segundo o prefeito, a cidade recebe semanalmente entre duas e três levadas de novas vacinas. “A gente tem uma vacinação muito avançada”, elogia. Além disso, a cidade também possui projetos para acolhimento de vítimas de covid com algum tipo de sequela. De acordo com ele, a saúde da cidade está equipada para oferecer terapia pós-covid.


Ainda na saúde, o prefeito aponta diversas ações que visam beneficiar a população. São oferecidas especialidades envolvendo fisioterapia, programa de prótese dentária, atendimento psicológico, ginecologista, cardiologista e, assim que a pandemia cessar,  previsão de uma feira de saúde para levar atendimentos à população.


BALANÇO DE SETE MESES COMO PREFEITO


Apesar da dificuldade causada pela pandemia, o prefeito sinaliza diversas ações realizadas durante o primeiro semestre de sua gestão. De acordo com ele, haverá Parque da Vaquejada,  praça em Nova Esperança, Praça Nosso Segredo, pavimentação no Alto do Santo Antônio e na Vila Operária. Além disso, há uma quadra em andamento na Fazenda Manteiga e em breve a cidade irá receber uma praça na Igreja Nova, postal da cidade.

Durante a pandemia, as ações de amparo à população foram intensas. Kit de alimentação foram entregues para mais de 10 mil alunos, cesta básica a partir da Secretaria de Desenvolvimento Social. As obras de revitalização também marcaram os primeiros meses, como a recuperação das estradas vicinais. “Alugamos mais três caçambas, alugamos uma patrol, solicitamos também ao consórcio maquinário para consertar as estradas da região”.




Embora tenha o projeto de prefeitura itinerante, com o objetivo de aproximar-se da população, com a pandemia, não é possível transitar com tanta facilidade e reunir muitas pessoas. “Estou fazendo todo o final de semana, é uma maneira de ver de perto os problemas, escutando as pessoas, vendo as demandas de perto(...) para a gente poder solucionar no futuro”.


O investimento na agricultura é um dos pilares para a Ribeira do Pombal e a gestão buscou realizar projetos de fomento para venda e colheita pelos pequenos agricultores. “A economia do município vai crescer. Claro que comprando do pequeno agricultor, hoje o pequeno agricultor vai ter o que plantar e ter a quem vender”, diz ele. 


EDUCAÇÃO

Sobre o início das aulas municipais, o prefeito pontua que estão sendo tomados todos os cuidados para que em setembro os alunos estejam em sala de forma híbrida. “Estamos realizando um protocolo rígido porque estamos lidando com vidas”.  

Na busca por acolher os alunos e professores para um retorno saudável, a prefeitura em parceira com a Secretaria de Educação criaram o CEMAPP – Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico e Psicossocial.  “É para acolher tanto o professor quanto o aluno. Passar um ano dentro de casa não é fácil, então estamos preparando isso tudo para poder estar recebendo as pessoas e tratando da saúde mental”, diz ele.

RELAÇÃO COM LEGISLATIVO E OUTROS POLÍTICOS

Para o prefeito de Ribeira do Pombal, a relação entre executivo e legislativo é harmoniosa e visa melhorar cada vez mais a cidade. "Estamos sempre conversando, são parceiros, amigos. É uma união muito boa, uma união pensando no futuro de Pombal”, aponta.

Além disso, em entrevista ao Jornal Diário do Litoral Nordeste, o gestor falou sobre o apoio ao pré-candidato a deputado federal, o ex-prefeito Ricardo Maia. “Pode ter certeza que lá em Brasília ele vai estar trazendo muito investimento aqui para Ribeira do Pombal e região”, prevê o prefeito. “Acho que é uma oportunidade única”.

Postar um comentário

0 Comentários