Avanço do mar interfere no dia a dia de moradores da Praia da Caueira









Quem chega à praia de Caueira, a 13 km de distância da sede de Itaporanga D’Ajuda (SE), já não encontra uma grande faixa de areia separando o mar de casas e bares. Acontece que a proximidade entre praia e cidade nem sempre foi assim.

Há alguns anos, o nível do mar vem aumentando em toda costa litoral brasileira. Nas regiões Norte e Nordeste, a situação é ainda mais grave,  segundo o relatório Panorama da erosão costeira no Brasil de 2018. De acordo com a pesquisa, 60% a 65% do litoral dessas regiões é atingido pela erosão. Em Sergipe, a erosão é responsável pela perda de sedimentos que modificou em 38% mais de 160 km de praias.

De passagem por Sergipe, o repórter Egídio Pinto conferiu a situação e conversou com moradores sobre a realidade da praia de Caueira. Segundo eles,  as ondas do mar batem forte contra a contenção de pedras, o que prejudica ainda mais o comércio local e a estabilidade das casas ao redor.


                                       

Há diversos destroços do que um dia foi bares e residências, marcando o avanço do mar na costa da região. Nas imagens, é possível perceber a proximidade entre mar e estrada, além da pequena faixa de areia.

TARTARUGA  MORTA

Na ocasião, o Jornal Diário do Litoral Nordeste também acompanhou a descoberta de uma tartaruga morta na praia. Avistada ainda no mar pelo repórter e por surfistas locais, a tartaruga foi retirada da água já sem vida. A suposição é de que ela tenha sido morta por redes utilizadas em pesca.

Postar um comentário

0 Comentários