“O consórcio é hoje, talvez, o principal instrumento de desenvolvimento da região”, diz prefeito do Conde, Dudu Vieira


Na última semana, o Conde sediou mais uma reunião entre os gestores do Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiano. O prefeito da cidade, Dudu Vieira, recebeu os colegas de outros municípios, além de apontar as reivindicações de sua região. O seminário sobre agenda ambiental aconteceu em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), através do projeto de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC).


Em entrevista ao Jornal Diário do Litoral Nordeste, o prefeito comentou sobre as ações do grupo. Dudu Vieira enxerga a parceria entre estado e município de maneira benéfica. “Nós, prefeitos do Litoral Norte e Agreste baiano, estamos atentos também a isso: a transformar, desenvolver, mas fazer isso junto com a preservação do meio ambiente”, afirma. “Quando nós fazemos um evento como esse, juntamente com a secretaria de estado, com o Inema, nós discutimos ações que vem para beneficiar (...) ações que fazem com que o trabalho entre estado e município flua com mais rapidez e que a burocracia diminua".



Para ele, a associação entre os prefeitos tem sido um ponto de avanço para as atividades das gestões. “O consórcio é hoje, talvez, o principal instrumento de desenvolvimento da região”, diz. “O governo do estado já sinaliza que todas as suas ações devem seguir pautando a parceria com os consórcios, os municípios já acordaram para isso”.


ESTRADAS


Além de discutir os impactos ambientais e ações de desenvolvimento sustentável, o grupo também apontou a necessidade de melhoria das estradas da região. Sobre a BA-233, que liga o município de Conde à Esplanada. “Isso é um problema antigo”, lamenta Dudu Vieira. “É ruim, é triste, é chato porque a gente vem cobrando sempre dos deputados, do governo do estado melhorias para essa estrada”.


De acordo com ele, a união entre os prefeitos do Consórcio para garantia de melhorias nas estradas pode melhorar a situação. “Nós precisamos tratar disso com urgência”, aponta. “Os municípios precisam abraçar o consórcio e buscar soluções porque nós não podemos continuar com nossas estradas do jeito que estão”.


Sobre a reunião com a Seinfra, que aconteceu no início do mês, Dudu Vieira adiantou algumas resoluções. “O governo do estado apresentou alguns projetos que estavam em andamento”, diz ele. “No nosso caso aqui da BA-233 ainda não iniciou, mas falou que seria mais tarde um pouco, sinalizou que seria retomada a reforma toda essa estradas de forma definitiva, de Altamira até a sede do município que é o trecho que está mais comprometido”.


No entanto, o prefeito reclama da demora. “Creio que em breve estaremos novamente na Seinfra para cobrar a iniciativa deles, cobrar a promessa e fazer com que nossas estradas sejam realmente recuperadas”, sinaliza.


Postar um comentário

0 Comentários