“2021 foi só uma amostra, tem muita coisa boa por vir”, adianta o prefeito de Itanagra, Marcus Sarmento (PP)

Próximo ao fim do primeiro ano de sua gestão, o prefeito de Itanagra, Marcus Sarmento (PP), conversou com a equipe do Jornal Diário do Litoral sobre suas ações na cidade e planos para 2022. De acordo com o prefeito, 2021 foi um ano de crescimento para a região e de construção de bases para ações futuras. “Um ano que a cidade pode experimentar realmente o que é progresso”, atesta o gestor. “2021 foi só uma amostra, tem muita coisa boa por vir, 2022 está chegando, chegando com força e se Deus permitir assim vai ser”.

Apesar do agravamento da pandemia, que prejudicou planejamentos e verbas por todas as prefeituras do Brasil durante o ano, o prefeito de Itanagra acredita ter se saído bem neste contexto. “A gente conseguiu comprovar que a responsabilidade com o dinheiro público pode se fazer muita coisa. Itanagra evoluiu em programas sociais, Itanagra evoluiu em obras, Itanagra evoluiu em isenção total de ditadura política, Itanagra hoje é livre e pode respirar um ar”, enumera.

Para o prefeito, o sucesso da gestão e da aceitação popular vem como reflexo do trabalho em equipe de maneira coordenada. “Nosso grupo de secretários hoje é mencionado como um dos melhores da Bahia, graças a Deus, mas tudo não seria possível sem nossos vereadores. A câmara legislativa apoia a gente muito grande, e trabalho, sempre correr atrás do trabalho, qualquer crítica que recebemos vamos sempre responder com trabalho”.

Além disso, o prefeito aponta uma relação harmoniosa com as instâncias federais e estaduais. Inclusive, o prefeito esteve no início do mês em contato o atual presidente da república Jair Bolsonaro, em Brasília. De acordo com ele, as articulações são baseadas em compromisso e consideração. “O que peço a eles é trabalho e que respeite Itanagra, é isso que peço a Mário [Negromonte] e a Niltinho, que são amigos pessoais. Que, independente de filosofia política, nós vamos buscar o melhor para Itanagra”;

De acordo com o prefeito, o uso de recursos na cidade tem sido acompanhado de uma administração atenta. “Recebemos cerca de dois milhões de emenda, investimos cerca de seis milhões na cidade, quatro milhões de recursos próprios”, descreve” “Isso mostra que cortando algumas despesas em vão, se pode investir. Então, estrada, praça, colégio, cantina central, calçamento em bairros, asfalto na vila, hoje já são 5 km de asfalto (...) mostra que a gente quer trabalhar e trazer o melhor para Itanagra”.

No último dia 10 de dezembro, a prefeitura de Itanagra inaugurou a pavimentação da comunidade de Santo Antônio. Na ocasião, o prefeito contou com a presença de secretários e também do deputado federal Mário Negromonte.

INVESTIMENTO EM GERAÇÃO DE EMPREGOS

Ações de fomento ao comércio local estão sendo cada vez mais comuns nos planejamentos do prefeito. Na última semana, a prefeitura organizou a 1ª edição da Semana da Cultura Evangélica, com atrações populares do cenário evangélico, com o objetivo de fomentar o comércio local, além do turismo. “A autoestima do cidadão itanagrense mudou, hoje você tem orgulho de bater no peito e dizer eu sou de Itanagra”, diz o prefeito. 

Prefeito na 1ª edição da Semana da
Cultura Evangélica de Itanagra
Segundo o prefeito, o investimento na profissionalização do jovem itanagrense também um ponto muito importante em sua gestão. “Quase toda a juventude, a parte que estava ociosa, já foi capacitada. A prefeitura já se organizou por isso e resolveu, graças a Deus”.

Com a inauguração da BA-504, estrada que liga Itanagra à Linha Verde, a geração de emprego irá crescer, sugere o prefeito. “É onde nós vamos girar a cidade”, complementa. “Conseguimos levar o povo de Itanagra para lá graças a essa BA sem estar inaugurada ainda. Então, ela inaugurada, a gente vai trazer progresso para nossa cidade, mas também vem a violência, o progresso ruim e a gente tem que saber administrar isso com sucesso”, aponta. De acordo com ele, de 150 a 200 empregos já foram gerados diretamente com a costa hoteleira da Linha Verde.

CONTROLE DA VIOLÊNCIA

Sobre ações violentas trazidas com o crescimento da cidade, o prefeito diz estar tomando providências. Recentemente, Itanagra foi surpreendida com um assalto à lotérica da cidade. Apesar da explosão do local, os assaltantes não conseguiram levar nada. “O progresso também traz coisas ruins e a violência é fruto do progresso. A gente sabe que poderia acontecer isso, estamos tomando as medidas junto ao comando da polícia militar e graças a Deus o desfecho foi satisfatório para a gente. Os elementos foram presos, alguns vieram a óbito, mas mostra que Itanagra tem respeito e tem que ser respeitada”.




Postar um comentário

0 Comentários