1ª ExpoAgro Inhambupe é sucesso de público



Nos últimos dias 4 e 7 de agosto, Inhambupe recebeu a primeira edição da ExpoAgro Inhambupe, evento voltado para agropecuária e agricultura. Realizado no Parque e Haras Dr. Reginaldo Sarmento, a expectativa da organização foi de receber 160 mil pessoas, entre empresas, expositores e produtores do agronegócio e da agricultura familiar.  

Durante os quatro dias de evento, os visitantes tiveram acesso a estandes de pecuária, citricultura, grãos, meliponicultura, equinocultura, equoterapia (método terapêutico que utiliza cavalos), além de encontros de vaqueiros com missa festiva, cavalgadas, bolão de vaquejada, boiada, leilões, oficinas e seminários temáticos, comercialização de máquinas agrícolas, balcão de negócios, feira de agricultura familiar e shows musicais.

“A população abraçou, nosso secretário de agricultura foi o meu principal braço direito para começar esse grande evento”, diz o prefeito de Inhambupe, Fortunato Silva Costa, Nena (PSD). “É o primeiro ano e vamos deixar a marca para que cada ano seja melhor para a nossa cidade”, aponta o gestor.

No evento, diversas empresas fizeram questão de conversar sobre seus serviços com empresários, investidores e população. Waldir Promicia, presidente da Itacitrus, empresa voltada para exportação de Limão, esteve no evento e reforçou o potencial empresarial da região. “A Bahia está crescendo, hoje exporta 21% do Brasil e vem crescendo muito(...) A Bahia vai se tornar um polo produtivo de limão em breve”, pontua. De acordo com ele, sua empresa é responsável por pelo menos 2 mil empregos, entre contratações diretas e indiretas.

Vendendo animais, o pecuarista Robão também sinalizou o caminho promissor da região no investimento agropecuário. Para ele, o evento é uma maneira de reforçar para o mercado a força da região. “A nossa região é forte, nosso solo é propício e nosso clima também. Então a gente tem essa diversidade tanto para o gato leiteiro quanto para gado de corte”, afirma.

O empresário Marinaldo Rocha, que há anos trabalha com agropecuária, afirma estar contente com o evento pois ele é a demonstração do investimento do poder público no setor. “Estou entusiasmado como filho de Inhambupe ver essa iniciativa do prefeito Nena que não mediu esforços para fazer uma grande primeira exposição agropecuária”, diz o agropecuarista.

 Vindo de Santanópolis, o pecuarista João Campos faz parte de uma família que investe na venda de animais há pelo menos sete gerações. Para ele, estar em Inhambupe expondo seu trabalho foi um momento para fazer bons negócios. “A exposição é excelente, senhor André Sarmento e João Paulo estão de parabéns, a estrutura do parque é excelente, o auxílio que eles dão, a visitação está indo de vento em polpa”.

Recebendo pela primeira vez um evento voltado para exposição e negociação, André Sarmento, responsável pelo espaço, aponta a importância da parceria entre público e privado na promoção de pautas regionais. “Foi algo bem diferente para a gente, a essência do parque sempre foi entorno da vaquejada e de leilões, mas essa parceria com a prefeitura e secretaria de agricultura foi muito promissora, já que a região e as empresas abraçaram o evento”.

Focando nos empreendedores e formação de futuros comerciantes, o gerente do Sebrae esteve na expo para conversas e diálogos com produtores rurais. “Onde tem empreendedor, tem que ter o Sebrae”, diz ele. “Quando a gente fala de produtor, seja ele da agricultura familiar ou de agronegócio, a gente está falando daquilo que mais identifica o país no mundo(...) o Sebrae, com seus parceiros, faz o trabalho com as prefeituras para melhorar a produção, independe de qual seja”.

SECRETARIAS MUNICIPAIS E APOIADORES

Além de manter estandes de produtores, pecuaristas e agricultores, a expo Inhambupe também ofereceu ao público ações das secretarias municipais da cidade. Os setores de saúde e educação estiveram representados pelos secretários, além de equipe de apoio.

No estande da secretaria de educação, a história de Inhambupe e a relação com os povos originários da região foram premissas para exposição de maquetes e banners informativos. “Nós fomos buscar o pouco de nossa história para contar a evolução do município", afirma a secretária Rita de Cássia. Além da exposição, houve apresentação de indígenas, com venda de artesanatos e visitação dos alunos da rede.

Com serviços básicos, o estande da secretaria de saúde esteve presente no evento todos os dias. enfermeira Adriana abreu "Oferecendo vários serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos para sífilis, hiv e hepatite, vacinação de covid e influenza, atendimento de urgência e emergência a gente encaminha para o hospital municipal da cidade”, pontua a enfermeira Adriana Abreu.

No evento, o deputado federal Zé Nunes acompanhou o prefeito Nena na visitação, além de participar de algumas ações.

Confira mais imagens do evento:



















Postar um comentário

0 Comentários