.jpeg)
A cidade de Canudos, no interior da Bahia, celebrou um importante marco no acesso à justiça com a inauguração de um Posto Avançado de Conciliação e um Posto de Inclusão Digital da Justiça Federal/Juizado Especial Federal. Esta ação, fruto de uma parceria entre a Justiça Federal da Bahia (JFBA) e a Prefeitura Municipal de Canudos, recebeu o apoio da Coordenação dos Juizados Especiais Federais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Cojef/TRF1).
A solenidade de inauguração aconteceu no dia 5 de outubro, e o evento foi marcado por um desfile cívico, que contou com a participação das escolas do município. A data foi escolhida para celebrar os 130 anos da refundação da cidade de Canudos, tornando o evento ainda mais especial. Diversas autoridades prestigiaram o evento, incluindo o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Wilson Alves de Souza, coordenador da interiorização dos Postos Avançados. Também estiveram presentes a juíza federal Camile Lima Santos, diretora da Subseção Judiciária de Feira de Santana, o juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, além dos prefeitos das cidades de Chorrochó, Uauá e Canudos.
O prefeito da cidade de Canudos, Jilson Cardoso de Macedo, enfatizou a importância desses postos avançados e a facilidade que proporcionarão à população carente da região. As autoridades presentes ressaltaram o papel fundamental desses postos para atender às necessidades dos jurisdicionados e, ao mesmo tempo, comemoraram a diminuição dos custos e dos deslocamentos que a população antes enfrentava. A inauguração destes postos avançados é um passo importante para garantir que a justiça seja acessível a todos, promovendo um sistema judiciário mais eficaz e igualitário.
Durante o evento, a juíza Federal Camile Santos, destacou a importância desse posto para a região e, em particular, para as pessoas carentes que dependem dos serviços da Justiça Federal. A juíza explicou que Canudos se encontra a uma distância considerável da sede da subseção judiciária de Feira de Santana, com mais de 300 km de estrada. Isso cria desafios significativos para os cidadãos que necessitam de perícias e audiências para resolver questões judiciais. Muitas vezes, essas pessoas não possuem recursos financeiros para se deslocar até a sede da Justiça Federal, o que torna a busca por justiça uma tarefa árdua.
.jpeg)

Nesses postos, as partes e procuradores domiciliados na cidade de Canudos e região, sob a jurisdição da Subseção Judiciária de Feira de Santana, terão acesso a audiências por videoconferência, via Teams, e atendimentos remotos de perícias médicas. Assim, a população local ganha uma ferramenta valiosa para garantir o acesso à justiça de forma eficaz e mais próxima de suas comunidades, sem a necessidade de deslocamentos onerosos.
O advogado Antonio de Barros, presente no evento, expressou sua satisfação com essa nova conquista para Canudos. Ele ressaltou a relevância desse posto avançado ao afirmar que "a população mais necessitada é a população com referência às questões previdenciárias", tornando esse serviço essencial para atender às demandas dessas pessoas.
Confira mais imagens da inauguração:
0 Comentários