Médico acusado de dormir durante o plantão em hospital dá sua versão dos fatos

O caso ganhou ampla repercussão na internet e redes sociais. A prefeitura ainda não se pronunciou depois dos acontecimentos.


Foto: Egídio Pinto


Na última segunda-feira (2/03) o município de Inhambupe, localizado a 162 quilômetros de Salvador, foi cenário de uma situação polêmica envolvendo o prefeito da cidade, Fortunato Silva Costa, mais conhecido como Nena, e o médico Dr. Jamesson que estava de plantão na emergência do Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães.

As informações iniciais dão conta que uma paciente que estava com a filha doente no hospital foi até a residência do prefeito queixar-se de demora no atendimento, e que também teria afirmado que o motivo do transtorno era de responsabilidade do médico que estaria dormindo durante o período de trabalho. Após a denúncia, Nena se dirigiu à unidade e ao chegar teria dado início a uma discussão com o Dr. Jamesson que estava no recinto. Toda a ação foi filmada por um celular e o vídeo foi divulgado nas redes sociais e sites de notícias.

O site JDLNordeste, entrou em contato com o médico, para que descrevesse sua versão do fato, e segundo Dr. Jamesson, depois ter atendido vários pacientes no hospital e como não havia nenhum caso de urgência e emergência, ele foi tomar banho para iniciar seu horário de repouso, e que estava deitado quando o prefeito Nena chegou gritando, demonstrando irritação, acusando o médico de estar dormindo quando deveria estar atendendo no plantão.

Dr. Jamesson relatou que havia um outro plantonista prestando atendimento médico na unidade de saúde, e que ele foi pego de surpresa com a investida do gestor municipal, sem saber o que estava acontecendo. Ele afirmou ainda que foi envolvido em uma situação sem ter tido participação alguma com o caso da paciente que foi queixar-se com o prefeito. “Sofri uma injustiça”, desabafou. Ainda, de acordo com o médico, a paciente que realizou a denúncia já tinha sido atendida em um PSF da cidade no dia anterior e foi aconselhada à retornar no dia seguinte, em caso de necessidade no seu quadro de saúde.

Jamesson disse ao site que estava trabalhando no hospital de Inhambupe há oito meses, e em toda sua trajetória profissional nunca havia passado por uma situação tão constrangedora, “não dei motivo para ser tratado daquela maneira”, salientou. E acrescentou que depois desse episódio pediu demissão e se afastou da unidade.

Segundo uma fonte do site JDLNordeste que reside em Inhambupe, os médicos em solidariedade ao colega pelo constrangimento sofrido com a atitude do prefeito, pediram demissão. “A saúde aqui ficou um caos depois desses acontecimentos”. Ele também afirmou que os médicos anunciaram que só voltam a trabalhar pela prefeitura se Nena se retratar publicamente. Outra informação importante, passada pela fonte, é que diretor foi afastado das suas funções no hospital municipal e a vice-prefeita assumiu o seu lugar para tentar amenizar os estragos causados pelas ações desastrosas do prefeito.

Outra fonte procurada pelo site destacou que Nena é conhecido por ter um temperamento forte e ser de poucas palavras. Ela também acredita que o prefeito sofrerá politicamente pela forma errônea como conduziu a situação. “Ele pode ter tido boas intenções, mas fez de uma forma errada e isso pode trazer prejuízos para ele”, alertou.

Na última terça-feira, 10/03, o Cremeb – Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia –, publicou em seu site uma nota repudiando a postura do prefeito, Fortunato Silva Costa, por ter agredido verbalmente e publicamente o profissional. Segue abaixo a íntegra da nota.

Cremeb repudia postura do prefeito de Inhambupe contra médico plantonista

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) repudia e lamenta a postura do prefeito da cidade de Inhambupe, Fortunato Silva Costa, por ter agredido verbalmente e publicamente um profissional médico que estava de plantão no Hospital Antônio Carlos Magalhães, no último dia 02, sem sequer realizar apuração prévia dos fatos.
Em vídeos que circulam nos sites de notícias, o prefeito, mais conhecido como “Nena”, aparece aos gritos e com gestos grosseiros direcionados a um médico que, segundo ele, estava no conforto médico, enquanto pacientes esperavam na recepção. “Você estava dormindo. Vocês estão muito mal-acostumados”, esbravejava ele.
O Cremeb informa que todos os profissionais que trabalham em regime de plantão dispõem de período para descanso, alimentação e cuidados de higiene pessoal, como amparado pela legislação. O Conselho reitera que, possíveis falhas no atendimento devem sim ser apuradas, mas com a devida cautela, ouvindo todos os envolvidos, sem atitude desrespeitosa, como agiu o prefeito.

FONTES: BAHIA NO AR E CREMEB


Postar um comentário

0 Comentários