Prefeitos do Consórcio do Litoral Norte e Agreste Baiano participam de seminário em Conde

As ações do Consórcio De Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano caminham a todo vapor. Na última terça, 21, mais de 10 prefeitos que integram o grupo participaram do Seminário “O Município e a Agenda Ambiental”, na cidade do Conde.

O evento, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), através do projeto de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) dos municípios consorciados, abordou temas envolvendo licenciamento ambiental, impactos da silvicultura e atividades agrossilvopastoris. 


“Os municípios vão poder, a partir de hoje, fiscalizar e dar licenciamento ambientais dentro de seu próprio município”, explica o presidente e prefeito de Ouriçangas, Tonho de Fiito. “Nossa região é muita rica em recursos naturais e nada melhor do que a gente trazer o desenvolvimento sustentável também para dentro de nossa região”, diz ele.

Assim como ele, o prefeito do Conde, Dudu Vieira, enxerga a parceria entre estado e município de maneira benéfica. “Nós prefeitos do litoral norte e agreste baiano, estamos atentos também a isso: a transformar, desenvolver, mas fazer isso junto com a preservação do meio ambiente”, afirma. “Quando nós fazemos um evento como esse, juntamente com a secretaria de estado, com o Inema, nós discutimos ações que vem para beneficiar (...) ações que fazem com que o trabalho entre estado e município flua com mais rapidez e que a burocracia diminua".

ESTRADAS 

Além da discussão sobre o meio ambiente, as condições das estradas foi um dos tópicos mais levantados no encontro. De acordo com o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, as rodovias que ligam os municípios precisam de uma atenção especial. “O Conde, que tem uma ligação umbilical com alagoinhas, é uma das praias mais bem frequentadas pelo povo de Alagoinhas e estrada, a BA com problema”, pontua. “Quando todos os nosso municípios vão começar a ser visitados com muita frequência e a gente precisa estar bem organizado para receber que isso dá emprego e renda à população”.

Para o prefeito de Catu, Pequeno Sales, as reivindicações do consórcio serão motivo de desenvolvimento dos municípios integrantes. “Com a parceria com os prefeitos e  com apoio de nosso governador, com certeza vamos avançar”, diz. “O importante é que estamos aqui fortalecendo o consórcio, que é importante, e transformando nosso município”.







Postar um comentário

0 Comentários