Quarto Batalhão completa 84 ANOS de existência

Na última qinta-feira (23) o Quarto Batalhão  completou 84 anos de sua criação, através do Decreto nº 10.476, datado de 23 de dezembro de 1937. Sua primeira denominação foi 4º Batalhão de Caçadores (4º BC), situado à Praça Ruy Barbosa, onde atualmente funciona o HCA – Hospital das Clínicas de Alagoinhas, tendo como primeiro Comandante o TEN CEL PM JOSÉ GALDINO DE SOUZA, Patrono da Unidade. 

A criação desta unidade obedeceu a uma política de interiorização da Polícia Militar e definiu-se como Batalhão por conta da evolução de um antigo “Destacamento do Nordeste”, aqui instalado para combater a ação do cangaço comandado por Virgulino Ferreira, Lampião.

O 4º BPM, até o ano de 1996, tinha responsabilidade territorial em 52 municípios. Porém, com a política de descentralização administrativa da PMBA, este espaço físico foi reduzido, de modo que a Unidade Operacional é composta atualmente por Companhias que executam o policiamento ostensivo nas cidades de Alagoinhas, Aramari, Inhambupe, Sátiro Dias, Araçás e Itanagra, além dos distritos e povoados.

Atualmente, o 4º BPM está sob o Comando do TEN CEL PM Antonio Roque Avila dos Anjos. Em 2021,  a OPM alcançou o rankind de 6ª unidade que mais apreendeu arma de fogo e artefatos explosivos na Bahia. No mesmo ano houve uma redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que fez com que os policiais que servem na unidade recebessem o PDP.

Todos os dias, desde 1937, há uma renovação do compromisso de bem servir à sociedade. Por isso, há um futuro de mais paz e mais segurança construído dia após dia, já que os serviços prestados pela Polícia são diretamente responsáveis pela criação de Estado cada vez mais próspero, equitativo e solidário.


Postar um comentário

0 Comentários