Comandante do Quarto Batalhão de Polícia Militar comenta ações nos sete municípios de atuação da corporação

Na última semana, a Polícia Militar desencadeou a operação Força Total, com o objetivo de potencializar as ações e segurança na Bahia. Estruturada após o primeiro ano do atual Comandante Geral Coronel Paulo Coutinho, a operação busca intensificar o policiamento através de várias modalidades de atuação da PM baiana, visando a valorização da segurança em 417 municípios do estado. 

Há nove meses à frente do Quarto Batalhão de Polícia Militar, o Major PM Roque Ávila dos Anjos conversou com o Jornal Diário do Litoral Nordeste sobre o policiamento nos municípios de Alagoinhas, Araças, Inhambupe, Aramari, Itanagra, Sátiro Dias e Riacho da Guia, atendidos pela a equipe da corporação.

Em conversa com o Jornal, o comandante fez um rápido balanço da atuação do Quarto Batalhão no ano passado. “2021 foi um ano muito positivo para o Quarto Batalhão, graças a esses guerreiros e essas guerreiras”, afirma. De acordo com ele, a relação com as esferas superiores da polícia baiana tem sido harmônica. “O comando está ciente de nossos projetos para melhorar ainda mais o policiamento da região do Quarto Batalho”, atesta. “Recentemente tivemos uma reunião com o coronel Piton, comandante do CPRL [Comando de Policiamento Regional Leste] (...) e com certeza vamos aprimorar cada vez mais a nossa atuação a frente do Quarto Batalhão”.

Para Ávila, o número das operações realizadas apenas pelo Quarto Batalhão revela o esforço da equipe em manter a segurança dos municípios. “Com muita dedicação e muito profissionalismo, conseguimos realizar 19 conduções coercitivas para a Justiça, 144 transportes coletivos foram abordados, 865 pessoas foram conduzidas à delegacia, 380 foram presas em flagrante delito, 53 adolescentes foram apreendidos, 309 termos circunstanciais de ocorrências foram lavrados nas delegacias da região, 11 mandados de prisão foram cumpridos, 149 armas de fogo foram apreendidas”, enumera o comandante.

Além dessas ações, algumas atividades foram realizadas em parceria com outras equipes policiais, como a Rondesp Leste e Companhia Independente de Policiamento Especializado Litoral Norte. De acordo com o comandante Ávila, o combate às drogas tem sido eficaz na região. “Isso tem sido um trabalho árduo para os nosso policias que estão constantemente na ronda”, explica. “Mas com o profissionalismo e dedicação de nossos policiais, a gente tem conseguido vencer essa batalha”.

AÇÕES NOS DISTRITOS 

Na semana passada, um motorista da empresa de ônibus Itapemerim morreu após uma tentativa de assalto ao transporte, próximo ao distrito de Boa União, em Alagoinhas. Para a equipe do Jornal Diário do Litoral Nordeste, alguns moradores da comunidade têm relatado a insegurança sentida no local, principalmente em relação a assaltos de carros e cometimento de latrocínio. 

Perguntado sobre o assunto, o comandante apontou a articulação do Quarto Batalhão para diminuição de casos. “Nós tínhamos algumas ocorrências de roubo, que serviam em Boa União, mas de certa forma conseguimos reduzir bastante, praticamente zerar”, diz.

Postar um comentário

0 Comentários