Em Conde, Casa de Apoio Amélia busca acolher famílias que não tem onde ficar

Olhando a situação de muitas famílias que precisam de tratamento de saúde em Conde, a 193,3 km da capital baiana, Amélia Coelho Matos Neta, sensibilizou-se e criou a Casa de Apoio Amélia. Natural da cidade de Entre Rios, a fundadora da associação alugou uma casa e acolheu as pessoas que não tinham onde ficar. Por meio de doações e recursos próprios, a Casa Amélia atualmente hospeda famílias que estão em busca de tratamentos de saúde e sem lugar para ficar.

Em parceria com o Jornal Diário do Litoral Nordeste, Roberval Santana realizou uma breve entrevista com Amélia sobre a Casa.

Como surgiu a ideia para criar o projeto Casa de Apoio Amélia?

Quando minha irmã, que fazia um tratamento de saúde do filho, relatou as dificuldades que as mães que precisavam viajar com frequência com seus filhos para realizar tratamento de saúde em Salvador e outras cidades e não tinham aonde ficar. Então criei uma casa para apoiar essas mães e em 2019 surgiu a Casa de Apoio Amélia.

Então o projeto foi idealizado e criado apenas por você Amélia?

Sim, porém Deus sempre envia almas caridosas.

Em média, quantas pessoas são atendidas na Casa de Apoio?

18 por semana.

Qual público que a casa atende?

Mães e pais que moram na zona rural e precisam viajar para realizar o tratamento de saúde de seus familiares e não tem onde se hospedarem. Nós acolhemos essas pessoas no seu momento de mais fragilidade.

Quais são as maiores dificuldades hoje?

Manter a casa de portas abertas.

Ao longo destes sete anos de vida social, quais foram suas maiores conquistas?

Manter a casa de apoio e todas as despesas pagas, com a ajuda de parceiros, rifas, bazares, bingos e doações.

Por que está à frente de um projeto cujo seu único ganho é social?

Por amor. Entre os meus pacientes tenho a Estelinha e o Jacson e muitos outros que chegam aqui passando por tratamento de quimioterapia, hemodiálise entre outras patologias. Estas crianças estão sempre com sorriso no rosto e uma vontade de viver.

Uma frase que te impactou muito?

A de uma mãe: “você é um anjo em minha vida, não desista do projeto, nós precisamos de você”.

Um agradecimento em especial?

Aos poucos colaboradores do projeto, doadores que não desejam se identificar e aos empresários o Conde mesmo e para alguns vereadores: Itamar Rifas, Raimundo Freitas, Cristiano Cruz, Tóla, Reinaldo, Josué Motos Peças e Serviços.

Após sete longos anos, qual mensagem você deixa a todos?

Se coloque no lugar de seu próximo antes de julgar ou agir, somos todos iguais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários