Há mais de 18 anos, Instituto Casa do Pastor auxilia na recuperação de usuários de drogas e álcool no Conde


Quem busca acolhimento em Conde já possui um endereço em mente: o Instituto Casa do Pastor. Voltado para recuperação de usuários de drogas e álcool, a organização é dirigida pelo Pastor Ray há 19 anos e é considerada como ponto de virada de muitas histórias. “Eu era usuário de droga, vivia mais na rua do que em casa e eles me acolheram aqui”, relembra João dos Santos, há cinco meses internado na organização.

Com duração de nove meses, o cuidado ofertado para quem se interna na organização tem a metodologia chamada rastreamento psicológico. “Esse rastreamento é onde a gente identifica como o indivíduo foi parar nas drogas, se tem participação da família, e daí a gente começa o tratamento um a um”, explica Ray. O paciente também possui três ou quatro refeições ao dia, além de lanches e acomodação. 

De acordo com o diretor, qualquer pessoa do Brasil pode procurar tratamento do vício em drogas e álcool na organização. A Casa do Pastor, durante seus anos de atuação, já acolheu diversas pessoas de cidades próximas como Esplanada e Entre Rios, assim como de outros estados do Brasil. 

Pastor Ray e repórter Egídio Pinto

Segundo Ray, o Instituto possui uma equipe profissional para o acolhimento dos internos nas fases de tratamento, bem como direcionamentos pessoais. “Temos  assistentes sociais, psicólogos, terapeutas”, pontua ele. “Temos vários tipos de terapia, terapia ocupacional e espiritual. E sobretudo trabalhamos principalmente com o caráter do indivíduo para reintegrá-lo na sociedade e devolvê-lo à família de forma perfeita”.

APOIO DO PÚBLICO

Com mais de 160 pessoas acolhidas atualmente, a instituição conta com o apoio de diversos segmentos da sociedade para se manter e prover o tratamento adequado aos pacientes.  A prefeitura do Conde e de Cairu, além de organizações religiosas, são os principais apoiadores financeiros da organização e contribuem para a compra de alimentação e manutenção do espaço físico. 

Pastor Ray, que foi vereador na cidade por dois mandatos, afirma que sua experiência como representante popular ajudou nas atividades do Instituto. “O mandato abre portas, melhora um pouco para manter a instituição. Sem mandato, nós contamos com doações, ajudas de amigos, igrejas evangélicas, católicas, espiritismo…”.

Monica Aparecida, assistente social há mais de 10 anos na casa de apoio, compartilha com o Jornal Diário do Litoral Nordeste seu prazer em trabalhar com o grupo. “Meu trabalho é acolher os jovens, fazer o acompanhamento individual(...) é muito bom ver o trabalho porque são pessoas que nos estimulam a trabalhar com eles e a crescer”, diz ela.

Durante a entrevista ao Jornal, o Pastor Ray aproveitou para agradecer à uma forte apoiadora das ações do instituto, a procuradora do Ministério Público, Cleonice Lima. “Porque quando o negócio está pegando aqui, eu peço socorro. Eu digo ‘minha doutora, nossos meninos estão necessitando' e ela prontamente tem uma disponibilidade muito grande”, agradece o diretor do Instituto.

Postar um comentário

0 Comentários