Câmara de Alagoinhas aprova projeto de doação de terreno para Grupo Dore Refrigerante




Na última quinta(10), a Câmara de Vereadores de Alagoinhas aprovou com unanimidade o projeto de  Lei  nº 097/2021, que autoriza o chefe do Poder Executivo a conceder uma área de terreno localizada na BR-101 para a empresa Dore Refrigerante. Desde o ano passado, o executivo de Alagoinhas e a empresa estão em negociação, e a previsão é de que o investimento gerado seja de 10 a 15 milhões de reais, gerando cerca de 250 empregos diretos.

Para o presidente da Câmara, o vereador José Cleto(PSD), este é mais um passo para a industrialização e crescimento de Alagoinhas. “Em duas votações, será encaminhado ao poder executivo e quanto antes será sancionado pelo prefeito, levado ao conhecimento da empresa e o que nós desejamos é que a empresa venha o quanto antes se instalar em Alagoinhas, de fato criando as vagas de emprego ora dita e que a população de Alagoinhas venha ganhar com isso”, pontua.

Presidente da Câmara, vereador José Cleto
Responsável 
 pela comissão de finanças, vereador Anderson Baqueiro

O presidente da Comissão de Finanças, Fiscalização, Orçamento, Desenvolvimento, o vereador Anderson Baqueiro (DEM), aponta que houve uma discussão intensa para chegar à aprovação do projeto, mas que o mais importante no momento é a geração de emprego e renda para os munícipes. “Esse projeto de cessão de uso do terreno para a Dore foi um dos que houve esse comprometimento, debates, foi um projeto que foi retirado de pauta porque faltavam algumas informações”, narra o legislador. “Mas, tão logo chegaram as informações, o projeto foi aprovado”.

PROJETO POLÊMICO

Apesar de se mostrar um projeto de instalação lucrativo para Alagoinhas, seja através da geração de emprego ou aumento da receita municipal,  a ação de doação foi bastante criticada pela imprensa e pelos munícipes ao longo da tramitação do projeto. “A gente sabe que houve uma repercussão na cidade, um mal entendido por parte da sociedade levado por parte da imprensa que não tem o desejo de levar informação, mas de desinformar as pessoas(...)”, explica Djalma Santos, que legisla em seu segundo mandato. “Nós estamos, todos os vereadores da casa, imbuindo em um só propósito”, garante.

Outro ponto discutido durante a plenária, foi em relação à organização social sem fim lucrativo ARON, que possui programas sociais na área de Educação, Esportes, Cultura e Lazer. Atualmente, a área que será ocupada pela empresa Dore Refrigerante sedia o projeto.

Vereador Juracy Nascimento
O procurador James Gautério esteve durante a votação e explicou como está o registro do terreno. “Ele pode mostrar que não tem nada a ver, que a área é livre, que a documentação de posse, de escritura é do município, mas também não podia menosprezar alguém que estava ocupando aquela área há muito tempo e que de alguma forma faz um trabalho social”, explicou o presidente José Cleto. Para a associação, foi feito um acordo de intenção para que a ARON receba a doação de um outro terreno para instalação.

 Para os vereadores, apesar do desencontro de informações, a aprovação do projeto merece ser celebrada pela população de Alagoinhas. “A gente fica feliz em estar no mandato e ter o privilégio de votar em um projeto com a relevância dessa magnitude", comemora Juracy Nascimento(PROS), o vereador mais votado na última eleição. “E num momento tão difícil de desemprego, Alagoinhas sendo contemplada com uma empresa dessa, jamais, a gente, a Casa Legislativa, votaria contra um projeto desse”.

Vereadora Juci Cardoso

Segundo a vereadora Juci Cardoso (PC do B), a geração de emprego prevista pela instalação da empresa será um caminho para a melhora da economia da cidade. “Nós estamos passando por um momento muito difícil no país, na verdade, e Alagoinhas obviamente não é diferente. Alto índice de desemprego, de vulnerabilidade, as pessoas estão buscando e querendo uma ocupação no mercado formal e a empresa acaba sendo uma oportunidade para isso”.

Postar um comentário

0 Comentários