Água de Alagoinhas: Francisco Brito, diretor da SAAE Alagoinhas, comenta ações de melhorias realizadas pelo órgão

Francisco Brito, diretor da SAAE Alagoinhas.
Foto: Egídio Pinto




Ter acesso à água potável e saneamento básico é um direito de todos. Em Alagoinhas, esse direito tem sido cada vez mais reforçado com as ações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas, o SAAE. Nos últimos anos, o órgão tem se recuperado de uma grave crise financeira que dificultou as atividades, além de ter deixado como legado uma dívida de R$14 milhões.


Mesmo Alagoinhas tendo suas águas consideradas uma das melhores do mundo e mais procuradas pela indústria, as atividades desenvolvidas pela SAAE buscam distribuir o recurso de maneira cada vez mais igualitária e democrática para a população do município. Em entrevista ao Jornal Diário do Litoral Nordeste, o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Francisco Brito, que está há dois anos no cargo, apontou que de 2017 para cá, a cobertura de distribuição de água cresceu de 12% para 40%.

“Hoje o SAAEE tem cobertura total na zona urbana e 90% de cobertura na zona rural, um total de quase 97%. Reconhecemos que existe um crescimento da cidade de Alagoinhas, é uma cidade grande e central na região e nós estamos investindo não somente na criação de novos sistemas para atender bem, como na melhoria daqueles onde temos atuação”, diz Francisco.


Formado em Administração, com pós em Direito Administrativo e MBA em Consultoria Empresarial, Francisco Brito é servidor efetivo desde de 2004. Foi coordenador dos setores de Hidrométrica, Cadastro e Atendimento ao Público, além de estar à frente da Diretoria Administrativa, Financeira e Contábil, desde abril de 2018. “O facilitador para mim, é que por eu ser funcionário de carreira, estou aqui há 18 anos, eu conheço os colegas, conheço os colaboradores, os colegas e a relação do dia a dia torna-se mais próxima, uma proximidade maior (…) vemos que as melhorias são progressivas”, reitera o servidor. “Hoje estamos em uma fase de investimentos, já tivemos a fase da arrumação da casa, sem a casa arrumada não teria como investir, mas tudo isso eu credito ao prefeito Joaquim Neto”.


Atualmente, diversas localidades, como a Mangueira que antes não possuíam distribuição de água já possuem sistema próprio, além de outras comunidades terem recebido melhorias, como Alagoinhas 4, Linha Verde, Rua do Catu, Parque Santa Maria, Sucupira. “Diversas regiões da zona rural e mais recentemente agora vamos inaugurar o reservatório de nova Brasília, resolvendo o problema crônico, histórico da região".

Foto: ASCOM Prefeitura de Alagoinhas

O diretor também sinaliza que abandonar o uso do carro-pipa é uma das principais metas do órgão, baseada principalmente na universalização e acesso de qualidade à água e esgoto. “Cada melhoria que a gente consegue fazer é uma vitória para gente justamente porque entendemos que nossa meta é levar água para toda a população alagoinhense”, diz ele.

FRAUDES E GATOS 


Além de investir no oferecimento de água de qualidade, o órgão também realiza ações de combate à prática ilegal das ligações clandestinas de água, popularmente conhecidas como “gato”. No ano passado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto reiniciou a Operação Caça-gato; na ocasião, de 60 imóveis vistoriados nos dias 27 e 31 de julho na comunidade de Sucupira, 32 gatos foram encontrados.


Os impactos da prática ilegal pode trazer prejuízos à sociedade, bem como ao meio ambiente. “A pessoa que comete tem que pagar uma multa, o vizinho também porque vai pagar um produto mais caro por causa da inadimplência”, explica Francisco. “A gente trabalha muito com campanha educativa, intensificando ações de fiscalização no mínimo 10% acaba sendo prejudicada”.
Foto: ASCOM Prefeitura de Alagoinhas

CHEGADA DA DORE REFRIGERANTE


Outro benefício trazido pela qualidade das águas de Alagoinhas é a atração de indústrias voltadas para bebidas. Em março, a Câmara de Vereadores de Alagoinhas aprovou com unanimidade o projeto de Lei nº 097/2021, que autoriza o chefe do Poder Executivo a conceder uma área de terreno localizada na BR-101 para a empresa Dore Refrigerante. Um dos pontos de preocupação da população com a chegada da empresa foi principalmente sobre a água.

“Na verdade, nós entendemos que os impactos das chegadas de indústrias é de competência dos órgãos fiscalizadores do meio ambiente, e nós confiamos muito na competência da secretaria de meio ambiente na pessoa do secretário Bruno que tem feito um excelente trabalho”, sinaliza o diretor da SAAE.


APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL

De acordo com ele, a maior obra de esgotamento sanitário de Alagoinhas, o Avança Cidades, é um dos resultados do comprometimento da gestão pública com a população, Para ele, um dos principais pontos de melhoria no serviço da SAAE se deve ao investimento do prefeito e atenção prioritária ao órgão. “O prefeito Joaquim Neto, quando assumiu em janeiro de 2017, colocou o SAAE como uma das prioridades do governo. De lá para cá, todos os diretores que tivemos deram sua contribuição: tanto José Gomes, como Maria das Graças, a engenheira Valéria Figueiredo ficou interina por 1 mês, e depois eu”, relembra.

“Para mim, o maior responsável pela recuperação do SAAE é o prefeito Joaquim Neto”, diz o diretor. “Os acertos foram grandes (...) os servidores do SAAE são protagonistas no processo de recuperação a partir do momento que foi dado a oportunidade a eles de brilhar, de mostrar trabalho”, continua.

De acordo com o diretor, ações aliadas à prefeitura municipal têm contribuído de forma benéfica para o trabalho. Segundo Francisco, o gestor já foi em Brasília buscar e entender melhor o processo do marco regulatório do saneamento, que busca oferecer saneamento de qualidade à população. “Acredito que a gente consiga lograr êxito, são 10 anos, um prazo que eu acho que até boa parte dos municípios não vão conseguir, mas estamos trabalhando para que Alagoinhas consiga”, pontua.








Postar um comentário

0 Comentários