3ª Feira Agropecuária é sucesso de público em Acajutiba



Com o objetivo de fortalecer a agricultura, a Prefeitura Municipal de Acajutiba através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na última quinta-feira (28), a 3ª Feira Agropecuária. O evento aconteceu na praça Aquinoel Borges e reuniu expositores de Bovinocultura de leite e corte, ovinocultores, associações comunitárias, artesãos, representantes de instituições, além de produtores familiares do município e prefeitos da região.


                       


A partir da viabilização de oportunidades para produtores rurais, oferecendo capacitações, acesso à linha de crédito, exposições e apoio às comercializações, a prefeitura de Acajutiba tem fortalecido o desenvolvimento do setor. “São investimentos que partem de nossa prefeitura valorizando o agricultor familiar, valorizando aqueles grandes empreendedores na área do agronegócio”, aponta o prefeito da cidade, Alex Freitas.


Durante o evento, foram entregues mais de 100 certificados de cursos oferecidos pelo Sebrae à população. Lucimara Souza, produtora rural, foi uma das agricultoras que receberam capacitação profissional voltadas para a produção de mudas frutíferas e a área de citrus. “É de fundamental importância que eu consiga desenvolver as práticas necessárias para o desenvolvimento dentro de minha propriedade”, contextualiza ela.


De acordo com o secretário de agricultura, Flávio Roberto, a capacitação dos agricultores é uma parceria com institutos regionais e faz parte do pacote de ações para valorização e desenvolvimento da área na cidade. “Esse é o nosso desafio. Fazer com que o produtor se qualifique mais, com capacitações, assistência técnica, hora de trator e muitas ações que a secretaria e a prefeitura vem desenvolvendo”, afirma o secretário.


A secretária de educação, Cristina Matos, sinaliza que todos os eventos realizados pela gestão possuem uma ligação entre as secretarias. A gestora também comentou a presença dos estudantes das escolas locais e a união entre conhecimento prático e teórico. “É uma oportunidade para eles conhecerem as coisas, um evento como esse não acontece sempre e nós fazemos questão de trazê-los todos, até porque trabalhamos com educação empreendedora, com o futuro e temos muitos alunos da zona rural”.


Assim como as pastas do executivo, o legislativo também auxilia no desenvolvimento da agricultura na cidade. “A gente vem trabalhando em parceria com o executivo e a secretaria de agricultura, com todas as associações, sindicatos e fizemos hoje uma belíssima festa”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores de Acajutiba, Reginaldo Neris.



PARCERIAS COM INSTITUTOS 


Além do apoio na distribuição de calcário, sementes, horas de trator, a gestão tem buscado parcerias com instituições de ensino, como Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Sebrae. “Essa parceria é fundamental para a formação dessas pessoas que são agricultoras, que vivem no campo, vivem na roça e que muitas vezes no passado não tiveram oportunidade", pontua o prefeito.


A professora de Química do IFBA, Dalila Monteira, parabenizou a organização do evento e a possibilidade de aproximação com a população local que a feira proporcionou. “É uma oportunidade de mostrar para a comunidade tudo que é aprendido no Instituto. Então, tudo que é aprendido, os estudantes vem mostrar para a comunidade e também despertar o interesse da comunidade de ingressar no Instituto baiano”, diz ela.


Para o secretário de agricultura, essas ações são uma forma de verticalizar a agricultura familiar e agropecuária na cidade. “Trazendo parceiros, trazendo tecnologias e inovação para os agricultores produzirem com qualidade, transparência e fazendo com que aumente sua renda a cada dia”, complementa ele.


O empresário Jaime do Amor acredita que o projeto de alavancar a área na cidade tem dado certo. “Acajutiba hoje realmente tende a crescer e ser um polo forte do agronegócio, a exemplo de milho, mandioca e outras agriculturas”, pontua o negociante. O vice-governador João Leão, que esteve presente durante a manhã, também concordou. "Parabéns Alex e ao povo de Acajutiba, por estar produzindo, vibrando e vendo a coisa acontecer”, afirmou o candidato a deputado federal.


PREFEITOS DA REGIÃO


Assim como o vice-governador, diversos prefeitos da região fizeram questão de prestigiar a feira em Acajutiba. O prefeito Tonho de Fiito, presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano, do qual Acajutiba faz parte, acompanhou o evento. “Eu não poderia deixar de vir e parabenizar Alex pelo excelente trabalho que ele tem feito em Acajutiba”, diz ele. “A gente é parceiro, é uma pessoa que tem me ajudado muito”.


O prefeito de Cardeal da Silva, Branco Sales, sinaliza que além de parabenizar o prefeito pela ação de incentivo à agricultura, sua visita faz parte dos aprendizados que ele quer levar para a cidade vizinha. “Uma feira maravilhosa como essa, que em nosso município nunca teve, é uma coisa que eu vim aqui olhar para aprender e levar também para nosso povo”, afirma o gestor.


Confira mais imagens do evento:


































Postar um comentário

0 Comentários