'Policial não pode ser tratado como criminoso, mas paralisação é ilegal', diz Moro

https://midias.agazeta.com.br/2019/10/10/sergio-moro-ministro-da-justica-74321-article.jpg
FOTO: MARCELO CAMARGO - AGÊNCIA BRASIL


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que a paralisação dos policiais no Ceará é ilegal. A declaração foi feita neste sábado, 29, na presença de governadores durante o 6º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.

"O governo federal vê com preocupação a paralisação que é ilegal da Polícia Militar do Estado. Claro que o policial tem que ser valorizado, claro que o policial não pode ser tratado de maneira nenhuma como um criminoso. O que ele quer é cumprir a lei e não violar a lei, mas de fato essa paralisação é ilegal, é proibida pela Constituição. O STF já decidiu isso", declarou o ministro.

A fala de Moro acontece um dia depois do governo federal renovar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará. Antes da prorrogação, governadores de ao menos seis Estados se mobilizavam para enviar policiais militares de suas tropas para reforçar a segurança no Estado nordestino.

Em nota, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o motim de policiais militares envolve "uma negociação do Estado" e espera que a situação seja normalizada em uma semana, mas, enquanto isso, manterá o reforço das Forças Armadas.

Na última segunda-feira, 24, Moro viajou até Fortaleza para acompanhar a operação. Na ocasião, o ministro afirmou que a situação estava sob controle. No entanto, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará, 170 pessoas foram assassinadas entre a quarta-feira, 19, e a segunda-feira de carnaval.

O motim dos PMs começou no último dia 18 de fevereiro. Ao todo, 230 policiais respondem a processos administrativos e não receberão o salário por 120 dias a partir de fevereiro. Os agentes podem ser expulsos da corporação.

FONTE: ESTADÃO

Postar um comentário

0 Comentários