Revoltada, população aguarda respostas do poder público de Entre Rios



Apesar de já ter sido denunciado pela reportagem do Jornal Diário do Litoral Nordeste, o problema que acomete a população de Entre Rios, principalmente da zona rural, permanece. Além de reclamar da falta de acessibilidade à sede do município, os moradores do litoral também perderam a paciência ao aguardar ações de melhoria em suas localidades.

Mesmo possuindo um Terminal Rodoviário Municipal, os transportes alternativos de Entre Rios, que levam ao litoral, como Porto de Sauípe, Subaúma, Massarandupió ou às comunidades da zona rural, estão alocados como parada de frente para um bar, sem conforto ou segurança. 

 A principal reclamação dos usuários dos micro-ônibus e vans de Entre Rios é em relação ao local de aguardo das conduções: diferente do espaço destinado aos transportes que vão para Alagoinhas, que é logo ao lado, a falta de um espaço confortável e adequado para esperar o transporte tem transformado em sofrimento o que deveria ser uma atividade mais simples para os moradores.

Na última reportagem publicada pelo Jornal, foi possível perceber a presença de um toldo no ponto improvisado. De acordo com moradores, não se sabe se a ação é fruto de intervenção do governo municipal ou do próprio empreendedor responsável pelo estabelecimento. O que tem sido, por outro lado, motivo de questionamento dos habitantes sofre a eficácia do trabalho do poder público de Entre Rios.


O toldo instalado, além de absorver calor do sol durante o dia, não dá conta de todos os passageiros. A população reivindica a adequação da rodoviária velha de Entre Rios para que no espaço também seja acolhido os moradores das praias e zona rural.


Questionando a inércia sobre o problema do atual prefeito, Manoelito Junior (SOLIDARIEDADE), os moradores também indagam sobre a falta de comprometimento dos vereadores. A Câmara tem como presidente Felipe Argôlo(SOLIDARIEDADE), que é filho do prefeito, além de possuir uma base que permanece igualmente silenciosa sobre a situação que vem sendo apontada há meses.

A relação entre executivo e legislativo atual também foi motivo de crítica. A situação se assemelha à antiga gestão, em que prefeito e presidente da câmara possuíam um vínculo familiar igualmente estreito, o que, para alguns moradores, pode explicar a falta de cobrança. “Leandro Simões, o filho, passou 4 anos como presidente da Câmara, tendo como único legado a praça da matriz. Com o novo prefeito, a mesma coisa. O que os senhores estão fazendo na Câmara de Vereadores?”, disse um morador.

PROBLEMA AINDA MAIOR
Apesar do problema dos transportes interferir diretamente no dia a dia da população da zona rural e do litoral, os moradores da sede também possuem questões com a atual gestão, principalmente sobre encaminhamento de verbas e atividades propostas pela prefeitura municipal.

Em nota, nesta manhã(28), o chefe de gabinete do prefeito divulgou para uma rádio de Alagoinhas que, assim que assumiu o trabalho na prefeitura, encontrou um déficit de R$338 milhões no município. A informação também foi compartilhada pelo prefeito Manoelito Junior durante uma transmissão em sua rede social em outubro do ano passado, como diagnóstico de uma auditoria realizada no município, que teve inicio também quando assumiu o mandato. Os pontos mais graves, de acordo com a auditoria, são relativos a gastos sem comprovação, dívidas de mais de 140 milhões de reais com o INSS, devolução de verbas do FUNDEB e falta de pagamento de salários dos servidores.

Ainda no ano passado, o Jornal Diário do Litoral Nordeste já havia entrado em contato com a prefeitura em busca de mais informações sobre a auditoria, mas sem sucesso.

SUBAÚMA

Recentemente, a equipe do Jornal esteve na localidade de Subaúma, praia que fica a 64km da sede de Entre Rios, e conversou com os moradores sobre o a atuação do governo municipal na comunidade. Apontando abandono e isolamento, os munícipes também questionaram as ações da prefeitura de investimento em infraestrutura. "Dinheiro para festa, tem. Mas dinheiro pra investimento, pra melhorar a vida da gente aqui nas praias, não tem", reclamam. "Pagamos nossos impostos mas até agora não vimos nada”.

Foto: Reprodução
Segundo os moradores, uma das promessas do governo passado tinha sido a ampliação do terminal dos transportes que rodam entre Entre Rios e Alagoinhas, para poder abarcar também transportes que vão para outras localidades. No entanto, mesmo após a finalização da última gestão, nada foi feito.






Postar um comentário

0 Comentários